Internacional Titulo
Blair: documento entregue por Hussein é falso
da AFP
13/01/2003 | 15:48
Compartilhar notícia


O documento entregue pelo Iraque no dia 7 de dezembro de 2002 a respeito de seu arsenal de guerra é "insuficiente e provavelmente falso", afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, durante sua entrevista coletiva mensal.

Blair acrescentou que "se o que os inspetores encontrarem for considerado uma violação do mandato da ONU e das resoluções da ONU, então Saddam Hussein será desarmado pela força".

Blair, que assim como os Estados Unidos acusa o Iraque de possuir ou desenvolver armas de destruição em massa, reafirmou que é necessário seguir as normas estabelecidas pela ONU.

"Devemos manter a autoridade das Nações Unidas", declarou Blair.

Pressionado pelos jornalistas a responder com clareza se considerava necessária uma segunda resolução da ONU para a adoção de uma intervenção militar no Iraque, o primeiro-ministro evitou o tema e explicou que está convencido de que a ONU aprovará uma segunda resolução para desarmar o Iraque no caso de violação das resoluções precedentes do Conselho de Segurança.

"Não tenham dúvida de que se existir uma violação de uma resolução da ONU, a isso se seguirá uma ação", insistiu.

"Saddam (Hussein) deve seguir o caminho pacífico e desarmar o país. Se não o fizer, será desarmado pela força", concluiu Blair.

Na última quinta-feira, o porta-voz de Downing Street afirmou que Londres sabia "muito bem" que a declaração de Hussein a respeito de seu arsenal militar "era falsa", referindo-se aos objetivos do chefe dos inspetores de desarmamento da ONU, Hans Blix.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;