Internacional Titulo
Pentágono: há menores de 16 anos presos em Guantánamo
Do Diário OnLine
Com AFP
24/04/2003 | 17:48
Compartilhar notícia


O Pentágono admitiu nesta quinta-feira que há menores de 16 anos entre os milicianos talibãs presos na base naval americana de Guantánamo, em Cuba. Eles foram detidos pelas tropas americanas na guerra contra o Afeganistão, em 2001.

A tenente Barbara Burfeind não disse quantos menores estão presos, há quanto tempo estão lá ou o motivo da captura deles. "O fato é que eles são combatentes inimigos", disse a porta-voz. "As idades não foram um fator levado em conta na prisão. Eles estão detidos em Guantánamo por uma razão."

Os Estados Unidos mantêm presos sem julgamento em Guantánamo desde o final da guerra no Afeganistão e ainda não formalizou processos legais para decidir a condição dos prisioneiros.

Barbara Burgeind disse que as autoridades americanas pensaram que os adolescentes tinham 16 anos quando os mandaram para Guantánamo. Mas exames médicos posteriores constataram que eles eram menores.

A organização Human Rights Watch expressou preocupação sobre o caso e exortou os Estados Unidos a observarem estritamente os padrões internacionais sobre os direitos dos menores de idade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;