Internacional Titulo
Paramilitares e rebeldes deixam nove mortos na Colômbia
Do Diário do Grande ABC
09/12/2000 | 17:42
Compartilhar notícia


Quatro civis e cinco militares morreram neste sábado na Colômbia, na continuaçao da onda de ataques deflagrada na última quarta-feira pelos paramilitares da extrema direita e os rebeldes da esquerda. Segundo fontes oficiais, um povoado inteiro foi destruído e o número de mortos já chega a 50.

De acordo com a polícia, quatro camponeses de uma mesma família foram assassinados por atiradores das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, paramilitares) em uma aldeia do município de Supía (340 km Oeste de Bogotá). Os rebeldes acusam os camponeses de serem colaboradores dos guerrilheiros, inimigos mortais das AUC.

Enquanto isso, os rebeldes marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mataram dois soldados na zona rural do município de Tibú (630 km ao Nordeste da capital, na fronteira com a Venezuela). Dois militares também ficaram feridos neste confronto.

Outros três soldados morreram e três civis ficaram feridos em um ataque de integrantes do Exército de Libertaçao Nacional (ELN, guevarista) em um bairro nas proximidades da cidade de Popayán, a capital do Estado de Cauca, situada a 610 km ao Sudoeste de Bogotá.

Os guerrilheiros guevaristas também destruíram duas estaçoes de venda de combustíveis e incendiaram três automóveis, afirmou a polícia.

Segundo as autoridades, entre quarta-feira e sexta-feira morreram cerca de 40 pessoas, 21 ficaram feridas e várias foram dadas como desaparecidas, entre civis, policiais e integrantes dos grupos armados ilegais - no início da onda de ataques lançada pelos guerrilheiros e paramilitares.

O incidente mais grave ocorreu no município de Granada (390 km ao Noroeste de Bogotá, no departamento de Antioquia), onde um forte comando das Farc ativou um carro-bomba e atacou com explosivos e artilharia o quartel policial e várias edifícios nas proximidades, incluindo um hospital.

A polícia da Antioquia disse que em Granada morreram pelo menos 15 civis, cinco membros da forças armadas e oito rebeldes. Outras 21 pessoas ficaram feridas. Os habitantes de Granada caminhavam neste sábado pela ruas destruídas do povoado para pedir a paz.

Em outro ponto da Antioquia, em La Unión (410 km ao Noroeste de Bogotá), foi registrado nesta sexta-feira um confronto entre os rebeldes e os paramilitares, com saldo de quatro mortos dos dois lados, segundo fontes oficiais.

Outro esquadrao das Farc fez uma incursao durante a noite da última quarta-feira no povoado de Cisneros (587 Km ao Sudoeste, próximo do povoado de Buenaventura, no oceano Pacífico), e mataram três policiais.

Guerrilheiros das Farc atacaram também na quarta-feira a prisao de El Barne, nas proximidades da cidade de Tunja, (129 km ao Norte), com a intençao de facilitar a fuga de rebeldes presos, informou a polícia. Durante a operaçao, um guarda foi morto e uma pessoa ficou ferida.

Outros dois policiais morreram nesta sexta-feira em uma emboscada realizada por rebeldes no povoado próximo de Popayán, de acordo com as autoridades. Dois integrantes da ELN faleceram num combate registrado nesta quarta-feira no departamento de Nariño (Sudoeste, fronteira com o equador).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;