Internacional Titulo
Lagos diz que pode ajudar Pinochet por razoes de Estado
Do Diário do Grande ABC
18/05/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


O presidente do Chile, Ricardo Lagos, disse nesta quinta-feira, que está disposto a ter um gesto favorável ao ex-ditador Augusto Pinochet ``por razoes de Estado", mas insistiu que a situaçao do general está nas maos da justiça.

``As razoes de Estado, que obrigam um presidente a intervir, sao um elemento que temos que avaliar. Entendo que sou o presidente de 15 milhoes de chilenos. Quero que enxerguemos mais adiante", disse Lagos.

Ele foi indagado se poderia intervir a favor do ex-ditador, como o fez seu antecessor Eduardo Frei, em 1995, quando foi arquivado um processo contra o filho do Pinochet.

``Deixemos a justiça fazer a sua tarefa", afirmou Lagos, que iniciou, nesta quinta-feira, uma visita à Argentina. Ele ressaltou que, no próximo domingo, divulgará uma mensagem abordando o futuro do país. ``Nao cheguei ao poder para administrar as nostalgias do passado", enfatizou o presidente chileno.

Lagos disse ainda que os conflitos com os chefes militares já foram superados, depois da pressao que eles tentaram fazer a favor de Pinochet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;