Internacional Titulo
Chimpanzé aprende a contar e decorar cifras
Do Diário do Grande ABC
05/01/2000 | 17:26
Compartilhar notícia


Uma chimpanzé aprendeu a utilizar os algarismos árabes para representar os números, a contar de zero a nove e ordenar as cifras em seqüências coerentes, indica um estudo do Instituto de Primatologia da Universidade de Kioto, cujos resultados sao publicados nesta quinta-feira na revista Nature.

De fato, explicam Nobuyuki Kawai e Tetsuo Mazawa, esta pesquisa concerne aos limites da memória de um chimpanzé, neste caso Ai, fêmea de 23 anos que já havia se destacado por sua capacidade para reconhecer as letras do alfabeto latino - apesar de às vezes confundir, como uma criança, o D com o O e o M com o W - e um certo número de ideogramas.

Os dois cientistas japoneses indicam que os humanos podem memorizar facilmente séries de cifras (números de telefones, códigos postais, etc.) se têm sete elementos no máximo. Acima começam a ter dificuldades. Este efeito `cifra mágica 7' representa o limite de elementos que um cérebro pode manipular simultaneamente.

A fim de determinar o equivalente no chimpanzé, os cientistas apresentaram a Ai um conjunto de cinco cifras em tela táctil. Ai obteve resultados quase perfeitos ao ordenar os números em ordem crescente. Quando se trata de encontrar a correta seqüência de quatro cifras seus resultados sao 90% corretos, e quando a seqüência é de cinco cifras 65%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;