Esportes Titulo
Parreira e Zagallo cobram 'superação e maturidade' da Sub-23
Do Diário OnLine
26/01/2004 | 23:48
Compartilhar notícia


A Seleção Brasileira Sub-23 pecou pela falta de superação e maturidade, apesar de contar com uma geração de atletas talentosos. Foi assim que o técnico da Seleção principal, Carlos Alberto Parreira, e o coordenador-técnico da equipe, Mário Jorge Lobo Zagallo, avaliaram a eliminação do Brasil no Torneio Pré-Olímpico. Após duas derrotas no quadrangular final, contra Argentina (0 a 1) e Paraguai (0 a 1), o Brasil perdeu a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas/2004.

"Ficou provado que só com talento e qualidade não se vai a lugar nenhum", avaliou Parreira. "Brincadeira tem limite e ela tem se ser mais contida", frisou Zagallo, que se mostrou irritadíssimo com o "oba-oba" dos atletas.

A falta de empenho dos jogadores foi citada como fator fundamental para o fracasso no jogo decisivo contra o Paraguai. "Era jogo final, valia passaporte para a Olimpíada... Talvez tenha faltado algo até dentro de campo, entre os jogadores", disse Parreira. "O Brasil não mostrou a vontade de quem está indo para a Olimpíada."

Para Parreira, a pouca vivência dos atletas da Seleção Sub-23 não pode ser citada como desculpa para o vexame do Pré-Olímpico. "São jogadores experientes. Muitos já foram campeões brasileiros com seus times, alguns jogaram final de Libertadores. Não se pode dizer que eles são inexperientes."

Os chefes da equipe principal acreditam que os erros dos garotos devem ser absorvidos e assimilados pelos mais experientes. "A tônica da nossa reunião foi a de que este episódio sirva de alerta para todos, inclusive, à seleção principal", alertou Parreira.

Apesar das críticas à postura dos atletas, Parreira e Zagallo pouparam o treinador da Sub-23. Os dois disseram que Ricardo Gomes está no comando da Seleção por merecimento e destacaram o currículo do técnico – que já trabalhou no Paris Saint-Germain (França), Guarani, Vitória e Juventude.

"O Ricardo tem apenas 39 anos. Acho que isso não vai manchar a carreira dele, não. Será apenas um obstáculo para superar. Ele tem tudo para dar a volta por cima", afirmou Parreira. "O Ricardo é um profissional fora de série", elogiou Zagallo.

Parreira e Zagallo ainda fizeram um paralelo entre Ricardo Gomes e Marcelo Bielsa, técnico da seleção argentina. Eles lembraram que 'El Loco' comandou a Argentina no fracasso da Copa de 2002, em que a equipe caiu na 1ª fase. Mas ganhou um voto de confiança e continua no cargo – tanto que conduziu a seleção sub-23 da Argentina a uma vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, se reuniu por 2h nesta segunda-feira com Parreira e Zagallo para discutir a situação da Seleção Sub-23. Após o encontro, ocorrido a portas fechadas, Teixeira limitou-se a dizer que a participação da equipe no Pré-Olímpico "ficou muito aquém do esperado" e frustrou a todos.

A demissão de Ricardo Gomes será formalizada nesta terça-feira, em reunião na sede da CBF. Apesar de a cúpula da entidade ter absolvido o treinador de qualquer culpa pelo fracasso, todos concordam que não há como encaixá-lo na Seleção após o fim do 'projeto olímpico'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;