Esportes Titulo
Novo estádio do Santos pode por Diadema na rota da Copa de 2014
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
17/12/2005 | 08:48
Compartilhar notícia


Uma declaração do presidente do Santos, Marcelo Teixeira, revelou algo que deve mudar o cotidiano de Diadema e até colocar a cidade do Grande ABC na Copa do Mundo de 2014, que tudo indica que será no Brasil. Teixeira falou sobre alguns projetos do Peixe e praticamente confirmou que o clube terá um estádio multiuso – que além de jogos de futebol receberá shows e outros eventos – na cidade. Sexta-feira, o prefeito José de Filippi Junior (PT) e o secretário de Esportes, Wladimir Rodrigues dos Santos, confirmaram a notícia. A obra, que deverá custar aproximadamente R$ 250 milhões, será realizada na região do Eldorado, ocupará uma área de 800 mil metros quadrados e será construída por um grupo alemão.

“Nós fomos surpreendidos positivamente com a revelação do Marcelo. Tínhamos o acerto com os alemães, mas precisávamos da marca de uma time de futebol”, disse o prefeito. “Acredito que estaremos ajudando o país a receber a Copa do Mundo de 2014, que será na América do Sul, pois a Fifa exige a construção de bons estádios”, afirmou Filippi.

O secretário de Esportes Wladimir, que foi lateral do Corinthians, da Seleção Brasileira e do próprio Santos, afirma que “o primeiro passo já foi dado” e que, se tudo correr bem, é possível que as obras sejam iniciadas em março ou abril. “As partes já estão conversadas, o construtor disse que tinha interesse de construir, mas precisava de um clube. O clube diz que se interessa pelo projeto, agora temos de formalizar isso. Pôr tudo no papel para darmos os passos seguintes”, declarou. O prefeito é mais cauteloso e espera para daqui a seis meses. “Será um projeto grandioso, que além da arena contará com área verde, shopping center e cinema”.

Wladimir e o prefeito não quiseram revelar o local que deverá ser destinado à obra. Filippi adiantou apenas que ficará próximo ao km 20 da Rodovia dos Imigrantes. Entretanto, o Diário chegou ao local e apurou que inicialmente as negociações eram com o Bordeaux, da França, mas não houve evolução. Em seguida, entrou na história o grupo alemão, que fez fotos aéreas do local e realizou vários estudos de solo. “Eles estiveram aqui em outubro”, confirmou Filippi.

Em seguida, os alemães solicitaram a participação de um time no negócio. O primeiro a ser procurado foi o Corinthians. Depois, falou-se com o Santos e o presidente Marcelo Teixeira – reeleito para o terceiro mandato consecutivo – disse que conversaria após a eleição. Na última quarta-feira ele se reuniu com o Conselho Deliberativo do Peixe e relatou o projeto do estádio aos conselheiros, além de revelar o interesse de criar um canal de notícias do clube e uma sub-sede na capital.

O Grande ABC é um local chave para a construção do novo estádio santista. Fica no meio do caminho entre Santos e a capital e é de fácil acesso. “A exigência do grupo alemão é que fosse próximo da estrada”, revelou Teixeira. A área em que se planeja a construção fica a pouco mais de 800 metros da Imigrantes, um dos caminhos para o litoral. Além disso, deverá significar grande desenvolvimento para a região, onde também é construída a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;