Setecidades Titulo
Região quer mais acesso ao Saisp
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
02/07/2011 | 07:58
Compartilhar notícia


Prefeitos da região se reúnem segunda-feira com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica, da Secretaria de Saneamento e Recurso Hídricos estadual, para tratar de como as defesas civis do Grande ABC podem se beneficiar do Saisp (Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo), serviço de monitoramento meteorológico que prevê a incidência de enchentes.

O encontro, em que os técnicos do governo do Estado farão a apresentação do sistema aos chefes do Executivo, será realizado na sede do Consórcio Intermunicipal, em Santo André.

Diretor de projetos da entidade regional, João Ricardo Guimarães Caetano explicou que a intenção é de que as administrações municipais tenham acesso mais facilitado aos boletins, podendo melhor preparar as ações das defesas civis.

O funcionamento do sistema já foi apresentado anteontem aos integrantes do Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio. Com base em dados de previsão do tempo e do monitoramento do volume de rios, córregos e piscinões, o serviço pode indicar em que região as chuvas poderão causar alagamentos.

A transmissão de mais informações sobre o Saisp é uma das reivindicações da região que foram discutidas com secretários estaduais e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante os encontros em junho no Grande ABC.

A expectativa é de que as prefeituras da sete cidades já possam se beneficiar das informações na próxima temporada de chuvas. "Isso irá melhorar o serviço das defesas civis da região, que poderão se preparar melhor para as situações de emergências", afirmou Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;