Política Titulo
Lula chega à Europa e inicia reuniões com diversos países
Do Diário OnLine
31/05/2003 | 20:13
Compartilhar notícia


Representando a América Latina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste domingo da reunião de cúpula do G-8 (os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia). Por iniciativa do presidente da França, Jacques Chirac, Lula e outros 12 líderes de nações emergentes foram convidados para um diálogo ampliado com os representantes das maiores potências mundiais.

Lula desembarcou na manhã deste sábado em Lausanne, na Suíça, e cumpriu uma agenda de encontros com os presidentes do Senegal, Abdoulaye Wade, e da África do Sul, Thabo Mbe Ki. Na manhã de domingo, ele seguirá de barco até a estância mineral de Evian, onde o encontro de cúpula terá início ao meio-dia local com um almoço oferecido por Chirac.

Na sexta-feira, antes de viajar para a Europa, o presidente adiantou que levará aos líderes do Primeiro Mundo as principais críticas dos países em desenvolvimento, como as barreiras comerciais que dificultam as exportações sul-americanas. Segundo ele, sua viagem trará muitos ganhos ao Brasil, pois existe um cenário internacional propício à negociação.

A exemplo do que fez Fórum Econômico Mundial em Davos, Lula também deverá defender a criação de um Fundo Mundial contra a fome, financiado a partir de impostos sobre a venda de armas e pela transferência de 50% dos juros e encargos financeiros das dívidas externas das nações em desenvolvimento. "A criação deste fundo seria o maior movimento de solidariedade já feito", disse.

O presidente está acompanhado dos ministros Antônio Palocci (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;