Internacional Titulo
Kerry entra com queixa na comissão eleitoral dos EUA
da AFP
20/08/2004 | 19:36
Compartilhar notícia


O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry, entrou com uma demanda na comissão federal encarregada de controlar o processo eleitoral, acusando um grupo de ex-combatentes do Vietnã, que questionou sua atuação durante a guerra, de manter vínculos "ilegais" com a campanha eleitoral do presidente republicano George W. Bush.

A queixa foi apresentada pouco depois da organização de militares ter divulgado nesta sexta-feira um segundo spot atacando Kerry, que foi ferido em três ocasiões durante a guerra do Vietnã e ganhou duas condecorações por bravura.

O grupo de veteranos acusa o democrata de mentir sobre um dos ferimentos sofridos e de exagerar seu heroísmo frente ao inimigo durante os quatro meses em que esteve no Vietnã, acusações estas que são fortemente rejeitadas pelo senador.

A nova propaganda inclui trechos do comparecimento de Kerry na comissão de Relações Exteriores do Senado em 22 de abril de 1971, quando afirmou que soldados americanos no Vietnã "estupraram, cortaram as orelhas, decapitaram (...) dispararam a esmo contra civis" e até "arrasaram aldeias", além de "destruir os campos do Vietnã do Sul". O spot continua com os comentários de três ex-combatentes, que acusam Kerry de traição.

Na quinta-feira, o candidato democrata pediu a Bush que desautorize a campanha publicitária, assegurando que "o presidente se aproveita da associação (que financia estas mensagens) para fazer seu trabalho sujo".

O jornal The New York Times informou nesta sexta-feira que há uma "rede de conexões" entre o grupo de militares e a família Bush, figuras políticas do Texas e o assessor político de Bush, Karl Rove.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;