Esportes Titulo
Roberts Jr. é favorito no GP do Brasil de motociclismo
Do Diário do Grande ABC
06/10/2000 | 11:38
Compartilhar notícia


O Grande Prêmio do Brasil, décima- quarta corrida do Mundial de Motociclismo, pode decidir o título da temporada, que tem como grande favorito o norte-americano Kenny Roberts Jr. .

Roberts Jr. só precisa de um sexto lugar para sagrar-se campeao mundial de 2000 na categoria 500 cc.

O Grande Prêmio do Brasil será disputado este sábado no autódromo Nelson Piquet, de 4,9km de extensao, situado no bairro de Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, e terá a participaçao de 76 pilotos nas categorias 125, 250 e 500 cc.

Na categoria ``nobre' da motovelocidade, 500 cc, Roberts Jr. nao esconde que seu objetivo é repetir a façanha de seu pai, o legendário Kenny Roberts, três vezes campeao mundial nos anos 60.

É o líder da categoria com 214 pontos, 66 a mais que seu principal adversário, o italiano Valentino Rossi, que tem apenas 148 pontos.

Os analistas assinalam que ``é impossível' que Kenny Jr. perca o título no Rio de Janeiro, mesmo que perca a corrida deste sábado. Sua vantagem é cômoda. Tao cômoda como demonstrou na primeira fase de treinamentos oficiais. Nao forçou sua Suzuki ``porque nao o interessava'.

``Tento manter a situaçao o mais normal possível, o que quer dizer que, como sempre, tentamos melhorar a moto', disse o virtual campeao mundial. A chuva prevista para sexta e sábado nao o preocupa. Ao contrário, o beneficia. ``Claro que espero que chova, porque a chuva nos beneficia', disse o piloto norte-americano.

Nao teme os adversários, mas sabe que vai competir com o brasileiro Alexandre Barros, sexto na classificaçao com 121 pontos, sem condiçoes de lutar pelo título. Entretanto, Barros sonha com uma vitória em seu país, ante seus torcedores. Um sonho que nunca conseguiu concretizar em 11 anos de carreira.

Seus mais próximos adversários sao os pilotos Max Biaggi, o italiano da Yamaha, e o espanhol Carlos Checa, que podem ganhar a etapa carioca da temporada 2000 de motovelocidade, mas nao o título.

Roberts Jr. procura esconder sua confiança em conquistar o título este sábado. ``Nao me sinto pressionado para conquistar o título no Rio de Janeiro. Ainda faltam mais três corridas e só preciso de uma vitória. Entretanto, se a sorte continuar em minha companhia, poderei decidir aqui', lembrou modesto.

Nas categorias de 250 e 125 cc, a luta pelo título está muito dura, com três ou quatro pilotos em condiçoes de conquistar a hegemonia de uma ou de outra.

Em 250 cc, o francês Olivier Jacque encabeça a classificaçao com 241 pontos, seguido de muito perto por Shinya Nakana, com 219, e do também nipônico Tohru Ukawa, com 198.

Na categoria de 125 cc, três pilotos brigam pelo título, justamente os três primeiros colocados na classificaçao geral: o italiano Roberto Lucatelli, da Aprilia (205 pontos); o japonês Youichi Ui, de Derbi (181); e o espanhol Emilio Alzamora, da Honda (162).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;