Internacional Titulo
EUA: fabricantes de escovas de dentes sao denunciados
Do Diário do Grande ABC
13/04/1999 | 16:19
Compartilhar notícia


Os fabricantes de escovas de dentes foram denunciados numa açao coletiva que explica que elas podem ser perigosas para a saúde devido ao seus efeitos ulcerantes, informaram nesta terça os advogados.

Nesta denúncia contra várias empresas como Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson, Smithkline-Bees fabricantes de escovas de dentes foram denunciados numa açao coletivacham, Proctor & Gamble e a Associaçao Americana Dental (ADA), Mark Trimarco e outros afirmam que os fabricantes devem alertar os consumidores sobre os riscos de ulceraçao que correm ao usar uma escova de dentes.

``Desde 1948, a literatura dental está cheia de artigos sobre a abrasao causada pelas escovas de dentes. E a escova é um instrumento que nao mudou', diz o texto da denúncia.

``As abrasoes causadas pelas escovas afetam principalmente as pessoas que têm uma boa higiene dental', indicou o advogado da Trimarco, Michael Applebaum.

A escova de dentes deve ser substituída por um utensílio algo mais seguro, desconhecido pelo grande público mas que está à disposiçao dos dentistas há muito tempo, acrescentou. As vendas de escovas de dentes nos Estados Unidos se elevam todo ano 250 milhoes de dólares.

Segundo ADA, que representa mais de 140.000 dentistas de 75% do país, a açao é baseada em afirmaçoes infundadas.

A organizaçao afirma que as escovas de dentes que se acham atualmente no mercado sao seguras. ``O paciente é responsável por sua correta utilizaçao', diz o presidente da ADA, Timothy Rose.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;