Esportes Titulo Campeão
Palmeiras conquista o Paulistão

Verdão derrota o Água Santa por 4 a 0 e garante o 3º título estadual em quatro anos

Renan Soares
do Diário do Grande ABC
10/04/2023 | 09:20
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Não deu para o Água Santa na final do Paulistão de 2023. Apoiado pela torcida no domingo de Páscoa, o Palmeiras mostrou sua força e reverteu a vantagem construída pelo time de Diadema no primeiro jogo – 2 a 1 em Barueri – vencendo a partida de volta por 4 a 0, no Allianz Parque. Os gols, marcados por Gabriel Menino (dois), Endrick e Flaco López, selam mais um título da hegemonia Alviverde no Campeonato Paulista, com quatro finais e três títulos desde 2020. Esta é a 25º conquista da história do clube no torneio regional.

Nas escalações, o Água Santa optou por apenas uma modificação na equipe que saiu vitoriosa no primeiro confronto. O time, comandado por Thiago Carpini, entrou com um volante a mais em esquema mais defensivo, com Kady no lugar de Júnior Todinho nos 11 titulares. Já o zagueiro Marcondes substituiu novamente o suspenso Rodrigo Sam, que não conseguiu efeito suspensivo para a final. O Netuno buscava o primeiro título da sua história como clube profissional de futebol.

Já o Palmeiras, do técnico português Abel Ferreira, vinha de duas derrotas seguidas, incluindo a da última quarta-feira, pela Libertadores, quando usou o time reserva contra o Bolívar na altitude de La Paz. Com Piquerez lesionado, Vanderlan assumiu a lateral esquerda, além disso, o jovem centroavante Endrick começou a partida como titular no lugar de Breno Lopes, que havia iniciado o primeiro confronto na ponta esquerda.

O JOGO

O jogo contou com boas chances para ambos os times nos primeiros minutos. O Palmeiras iniciou a disputa na pressão em dois lances, o primeiro com boa chegada logo aos três minutos, em cruzamento de Dudu para Murilo cabecear por cima do travessão. Aos sete, o mesmo Murilo chutou após rebote do goleiro Ygor Vinhas, que fez outra boa defesa. Do lado do Netuno, Gabriel Inocêncio respondeu com forte chute de fora da área aos nove, que exigiu grande intervenção do goleiro Weverton.

O primeiro gol da partida saiu aos 15 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta que explodiu na barreira, a bola voltou no pé do volante palmeirense Gabriel Menino, que chutou rasteiro no canto, de fora da área, para vencer o goleiro Ygor Vinhas. Aos 27, Gabriel Menino ampliou de cabeça, após linda jogada de Dudu pela ponta, com drible entre as pernas do volante Thiaguinho e cruzamento perfeito. Aos 33, Endrick aproveitou rebote após chute cruzado de Rony, aumentando ainda mais o placar agregado.

No início do segundo tempo, Carpini apostou em reforçar a força ofensiva com a entrada dos atacantes Júnior Todinho e Bruno Xavier. As mudanças aumentaram a presença do Netuno na área adversária, mas sem efetividade. Já o Palmeiras baixou o ritmo, mas chegou ao quarto gol em contra-ataque após o Água Santa se lançar ao ataque. Aos 27 da segunda etapa, o argentino Flaco López fechou a goleada após erro de Kady na saída de bola e assistência de Rony, artilheiro palmeirense do campeonato, com seis gols. Com o resultado, o agregado de ambos os jogos ficou em 5 a 2 para a equipe Alviverde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;