Setecidades Titulo
Trólebus começam a rodar neste mês
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
01/09/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) promete que até o fim do mês terá início a operação dos trólebus no trecho entre Piraporinha, em Diadema, e Jabaquara, na Capital, do Corredor Metropolitano ABD.

Embora o sistema, que liga Zona Leste e Zona Sul de São Paulo passando pelo Grande ABC esteja em funcionamento há mais de 20 anos, este último segmento só teve o projeto de eletrificação iniciado em novembro do ano passado.

Para fazer a ligação foram necessários 44 quilômetros de cabos - investimento de R$ 21 milhões.

A vantagem do trólebus em relação aos coletivos a diesel está na menor emissão de poluentes e na diminuição do nível de ruído.

Apesar da iminente eletrificação do trecho, a EMTU informou que apenas 79 dos 261 ônibus que atendem ao Corredor Metropolitano ABD são elétricos.

A operadora Metra informou que pretende ampliar a frota dos trólebus gradativamente, mas não adiantou quantos veículos irá adquirir e nem em quanto tempo fará a renovação.

Ao longo dos 11 quilômetros entre Piraporinha e Jabaquara, 14 estações retificadoras estão sendo instaladas para garantir o funcionamento dos veículos elétricos.

Nessas unidades, a energia entra com 13.800 volts de potência, em corrente alternada, e é transformada em 600 volts de corrente continua, para melhor abastecer os motores dos ônibus.

Segundo a EMTU, o risco de os trólebus serem interrompidos por uma queda de energia comum é pequena. Somente um apagão comprometeria o sistema.

O fornecimento é em alta tensão, diferente da tensão doméstica - 110 ou 220 volts. No caso de comprometimento de uma estação, a energia será imediatamente suprida por outra, informou a empresa em nota.

Diariamente, cerca de 100 mil passageiros transitam pelas quatro linhas que trafegam pelo trecho entre Piraporinha e Jabaquara.

A EMTU não acredita que a eletrificação irá provocar aumento desta demanda.

Por mês, cerca de 6 milhões de passageiros utilizam o corredor, que liga os bairros São Mateus e Jabaquara, na Capital, passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

Diadema-São Paulo terá sistema elétrico só ano em 2011

Em funcionamento há um mês, a extensão Diadema-São Paulo, que liga o Grande ABC às estações Morumbi e Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi inaugura sem o sistema elétrico.

Segundo a EMTU, o projeto para levar os trólebus também para está linha, que tem 12 quilômetros, está orçado em R$ 26 milhões e deverá ter início só em 2011.

Quando a primeira parte do corredor foi aberta, ainda na segunda metade da década de 1980, a expectativa era de que todo o sistema fosse utilizado pelos ônibus com motor elétrico.

Atualmente, o trólebus está disponível no segmento entre São Mateus e Piraporinha, que possui 22 quilômetros. Ainda assim, os veículos a diesel são maioria em todo o corredor. (André Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;