Internacional Titulo
Li Peng teria ordenado espionagem de avião de Jiang Zemin
Das Agências
15/02/2002 | 14:46
Compartilhar notícia


O presidente chinês, Jiang Zemin, suspeita que Li Peng, segundo líder do país, tenha ordenado a instalação dos sofisticados aparelhos de escuta encontrados em seu novo avião, adquirido nos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira a imprensa americana.

O jornal "The Washington Times" publicou que os agentes americanos de Inteligência acreditam que Jiang está certo de que Li ordenou a instalação dos microfones para ouvir as conversas do presidente sobre casos de corrupção ligados à sua família.

Dois jornais ocidentais publicaram mês passado que o Boeing 767, entregue pelos fabricantes ao governo chinês em agosto passado, tinha microfones ocultos, o que colocou sob suspeita a Inteligência americana. A hipótese de que a espionagem teria sido feita por chineses foi reforçada com as notícias desta sexta, um dia antes de o presidente americano, George W. Bush, iniciar uma viagem pela Ásia que inclui uma parada em Pequim.

Especialistas militares chineses informaram que os microfones encontrados no avião eram pequenos e muito sofisticados. Os chineses foram alertados da presença dos aparelhos por zumbidos agudos a bordo do avião durante os testes de vôo realizados em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;