Política Titulo Disposição
Lula diz que vai priorizar campanha em São Paulo

Para ex-presidente, sua maior responsabilidade está na Capital

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
05/06/2012 | 07:17
Compartilhar notícia


Retomando aos poucos a rotina política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem, em São Bernardo, que vai priorizar a disputa eleitoral na Capital, para potencializar a candidatura do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT). Também atuará no Grande ABC, onde sua presença é aguardada, principalmente em Santo André.

Lula participou da campanha de vacinação contra gripe na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Rudge Ramos (leia mais na página 3 do caderno Setecidades). A última aparição pública do ex-presidente na cidade foi durante a inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, em abril.

"Até pelo fato do processo de recuperação (após o tratamento de um tumor na laringe), não vou ter disposição de viajar o Brasil todo como fazia", considerou Lula.

O ex-presidente foi diagnosticado com câncer em outubro, iniciando imediatamente o tratamento médico, encerrado em março. O quadro clínico de Lula foi motivo de preocupação para os petistas da região, confiantes na transferência de votos do ex-presidente.

Lula afirmou que está disposto a contribuir com os correligionários durante a campanha eleitoral. "A participação vai ser do jeito que o PT do Grande ABC quiser. Eu tenho interesse em ajudar onde for necessário (...) Tem outros lugares para percorrer, Guarulhos, Osasco e a Capital, onde preciso me dedicar um pouco, porque eu tenho mais responsabilidade."

A participação de Lula no pleito de Santo André é aguardada pelos petistas para alavancar a candidatura de Grana, que, segundo pesquisa eleitoral divulgada semana passada na cidade, aparece em segundo lugar nas intenções de voto, com 19,6%, contra 35% do prefeito Aidan Ravin (PTB). 

SEM COMENTÁRIOS

Conhecido por quebrar o protocolo e dizer sempre o que pensa, Lula evitou comentar sobre a possível manutenção do forrozeiro Frank Aguiar (PTB), como vice de Luiz Marinho.

"Eu não dou palpite. O vice é uma coisa de intimidade quem vai conviver com o vice é o prefeito, se acontecer alguma coisa com o prefeito, quem assume é o vice, então o prefeito (Luiz Marinho) é que sabe quem vai colocar do lado", disse Lula relembrando o ex-vice-presidente da República José Alencar (PR), morto em março de 2011.

Se evitou entrar na polêmica sobre o vice de Marinho, Lula não poupou elogios ao afilhado político. "A fase do Marinho é muito boa, ele está fazendo mais do que foi feito nas últimas três administrações públicas e o povo reconhece isso."

Por fim, Lula comentou sobre a situação política de Mauá, onde o prefeito Oswaldo Dias não disputará a reeleição, dando lugar ao deputado estadual Donisete Braga. Agora a disputa na cidade é para indicar quem será o vice do parlamentar, já que o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior, não permanecerá no posto que ocupa atualmente. "(A situação) preocupa. É um processo de transição política", disse Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;