Setecidades Titulo
Diadema faz Carnaval enxuto de um dia
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
16/02/2007 | 22:50
Compartilhar notícia


As escolas de samba de Diadema vão fazer um Carnaval enxuto. É que a Prefeitura diminuiu a subvenção – de R$ 262 mil em 2006 para R$ 200 mil este ano – a ser distribuída entre as 11 agremiações.

Com o corte, todas as agremiações vão desfilar num único dia, neste sábado, sendo que as do Grupo de Acesso poderão ter no máximo 120 componentes e as do Especial, 170. A passagem pelo sambódromo também diminuiu, de 60 para 50 minutos. No ano passado, os desfiles eram realizados em dois dias.

O corte na subvenção resultou em improviso e algumas escolas vão reciclar material usado em 2006. “Reaproveitaremos tecidos, penas e ferragens do carro e costeiros (armaduras de fantasias)”, admite a carnavalesca da Raposa do Campanário, Sueli de Paula. Segundo ela, a medida atrasou o trabalho da escola. “Como a definição dos valores só saiu em dezembro, as fantasias mais elaboradas ficarão de fora. Não daria tempo de fazê-las. E olha que trabalhamos 16 horas todos os dias para confeccionar as roupas.”

Vice-campeã do Carnaval 2006, a Raposa do Campanário aposta no ritmo e tradições folclóricas, como boi-bumbá e folia de reis para levantar o bicampeonato. O primeiro título da escola no Grupo Especial foi conquistado em 2005.

A Estopim da Fiel, bicampeã no ano passado, faz segredo sobre o que vai levar para o sambódromo. A aposta para a conquista do tri está no enredo Entre o Sagrado e o Profano. “São Jorge (santo guerreiro que no Candomblé é associado a Ogum) foi o primeiro santo canonizado e depois retirado do calendário litúrgico da Igreja. O que um dia foi sagrado, hoje é profano”, conta o presidente da agremiação, Marco Antonio Ciriano.

Campeã do Acesso em 2006, a Unidos da Vila joga suas fichas no meio ambiente para se manter no grupo de elite. No carro alegórico, estarão reunidos a fauna e flora brasileiras, além da réplica de uma geleira. “A Amazônia – tema da escola – é devastada e a camada polar está derretendo. Os governos precisam agir”, discursa o carnavalesco João Farinha. Neste ano, todas as escolas poderão levar apenas um carro para a avenida.

A Unidos da Vila –- tem cinco títulos no grupo especial e um no grupo de acesso – completa 20 anos este ano. Todas as escolas devem levar o máximo permitido para a avenida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;