Economia Titulo
Crise na Venezuela prejudica os exportadores brasileiros
19/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A intensificação da crise na Venezuela está atingindo diretamente o pagamento dos exportadores brasileiros. Alguns estão levando mais de um ano para receber. O grande problema está na liberação dos dólares. A Cadivi (Comissão de Administração de Divisas), órgão do governo responsável por isso -, prioriza itens como alimentos e farmacêuticos. As recentes mudanças na regra do câmbio acabaram dificultando a disponibilidade de divisas.

A Venezuela não produz quase nada além de petróleo. Do Brasil, em 2009, importou R$ 3,6 bilhões, dos quais 66% de produtos manufaturados. O país é o oitavo maior importador de produtos brasileiros, o segundo na América Latina.

Darc Costa, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela, diz que não tem recebido reclamações dos exportadores e que é natural a demora. "Quando há controle, isso sempre acontece", afirma. De qualquer forma, ele acredita que as mudanças no câmbio podem, sim, ter "aumentado a morosidade" no pagamento.

A Coface é a maior seguradora de crédito de exportação em atuação no Brasil. A diretora técnica Marcele Lemos conta que, desde 2009, aumentou o número de sinistros pagos a grupos que exportam para a Venezuela: "Em alguns casos, a Cadivi vem demorando até um ano para liberar dólares".

Nesse cenário, um dos setores mais prejudicados é o de eletroeletrônicos. Os terminais portáteis de celular são o quinto item da pauta, com US$ 140 milhões exportados no ano passado. O presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Humberto Barbato, diz que muitas empresas do setor só estão vendendo para a Venezuela se o pagamento for antecipado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;