Internacional Titulo
FARC diz que plano militar americano na Colômbia é um "fracasso"
Da AFP
19/05/2005 | 17:45
Compartilhar notícia


O segundo comandante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes, declarou nesta quinta-feira que o plano Patriota, ofensiva militar para recuperar florestas ao sudeste do país, fracassou em seu objetivo, além de dizer que os Estados Unidos estão desperdiçando dinheiro. O paramilitar inda afirmou que o montante investido no plano de combate à guerrilha colombiana é um incentivo à guerra.

O exército colombiano, com aproximadamente 17 mil soldados, é ajudado logisticamente com US$ 110 milhões e com o apoio tenta sufocar o movimento das Farc nos redutos guerrilheiros e atacar possíveis centros de produção de narcóticos, localizados em Caquetá, Meta e Guaviare.

Com a pressão das tropas governistas, muitos dos rebeldes cruzam a fronteira com o Equador e Peru. Dois rebeldes já foram capturados na Venezuela e no Equador, o que Reyes classificou a prisão dos dois membros como "violação de soberania dos governos e países vizinhos", apontando que a tentativa de manter a organização dentro da Colômbia falhou e que a falta de resultados concretos, conseqüência de diversas "mudanças no exército, provocaram o fracasso do plano Patriota."

Reyes, comandante imediato de Manuel marulanda Vélez 'Tirofijo', o líder das Farc, declarou que a situação dos detidos é "boa", mas pretende soltá-los se conseguir a liberdade de 500 guerrilheiros confinados pelo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;