Cultura & Lazer Titulo Teatro
Montagem versa sobre romance gay
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
05/06/2012 | 07:13
Compartilhar notícia


Em meio à guerra e ao preconceito, a descoberta do amor dá-se como em uma espinhenta batalha em 'A Guerra de Stephen', peça que será exibida na quinta-feira no Teatro Municipal de Santo André. A entrada é franca.

Com direção de Ronaldo Ventura e atuação de Mariane Ribeiro e Marta Moreno, a montagem é inspirada no livro 'O Poço da Solidão', da britânica Radclyffe Hall (1880-1943), que é considerado o primeiro romance lésbico da história.

A Primeira Guerra Mundial é pano de fundo do enredo, que conta a história de uma garota ‘invertida' num mundo de convenções machistas que reduziam a mulher à peça reprodutória e o amor homossexual à criminalidade.

Batizada com nome de menino pelo pai que deseja ter um filho homem, Stephen passa a peça tentando encaixar-se em um mundo onde aparentemente não cabe. Busca a chave para um amor libertador que aparentemente não existe.

A adaptação tem início a partir do momento em que Stephen se alista para servir seu país na guerra. É quando o mundo literalmente desmorona, quando aparentemente não há mais base sobre a qual o mundo pode se erguer, em meio a bombas e genocídios, que ela descobre o amor na figura de uma garota irlandesa.

O texto é reflexo não só da quebra da personagem com os seus preconceitos e os dos outros, mas também da quebra do mundo na primeira parte do século passado, quando a disputa por terras marcou fronteiras e derrubou alguns muros no convívio entre os homens.

A Guerra de Stephen - Teatro. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Quinta, às 19h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;