Internacional Titulo
UE vai ajudar países afetados pelas inundações
Da agência EFE
18/08/2002 | 18:25
Compartilhar notícia


O presidente da Comissão Européia (órgão executivo da UE), Romano Prodi, disse neste domingo que oferecerá ‘ajuda solidária’ para atenuar os prejuízos causados pelas inundações na Alemanha, Áustria, República Checa e Eslováquia, e anunciou a criação de um fundo do organismo continental para casos como este.

"Vamos agir para demonstrar que existe uma Europa da solidariedade", disse Prodi em Berlim após a chamada ‘Cúpula das inundações’, realizada por iniciativa do chanceler (chefe de Governo) da Alemanha, Gerhard Schroeder.

O chanceler afirmou que para enfrentar a atual catástrofe e futuras situações parecidas será criado na União Européia (UE), provavelmente em 2003, um fundo especial.

Nem Prodi nem Schroeder falaram sobre montantes concretos para o fundo, afirmando que isso deve ser acordado com o resto dos membros da UE e que ainda não há avaliações objetivas sobre os prejuízos deixados pelas inundações. Schroeder disse, no entanto, que o montante, "em sua fase inicial", pode ser de aproximadamente 500 milhões de euros.

Prodi afirmou que a ajuda será recebida tanto por países membros da UE como por candidatos a entrar no bloco.

Também participaram da "Cúpula das inundações" os chefes de Governo da Áustria, Wolfgang Schuessel; da República Checa, Vladimir Spidla, e da Eslováquia, Mikulas Duzrinda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;