Internacional Titulo
Coalizao conservadora mantém maioria no parlamento japonês
Do Diário do Grande ABC
25/06/2000 | 19:08
Compartilhar notícia


A coalizao conservadora encabeçada pelo Partido Liberal Democrata (PLD) conservou a maioria na Câmara Baixa da Dieta (parlamento) do Japao, ao final das eleiçoes legislativas neste domingo, segundo as primeiras pesquisas de boca-de-urna, divulgadas pelas emissoras de televisao locais.

No entanto, segundo as pesquisas, o PLD nao conseguiria conservar a maioria que tem no Parlamento, já que parece muito difícil manter 240 das 480 cadeiras na Câmara baixa. Na atual assembléia, eleita em 1996, o PLD conta com 271 das 500 cadeiras.

Portanto, o PLD só deve alcançar a maioria com seus aliados do Komeito e do pequeno Partido Conservador, que têm respectivamente 42 e 18 deputados na atual legislatura.

O principal partido da oposiçao, o Partido Democrata, deve ser o partido com maior crescimento nestas eleiçoes, com 130 a 145 cadeiras, contra as 95 do atual exercício, ainda segundo as pesquisas de boca-de-urna.

O índice de participaçao foi de 62,49%, o que representa o segundo recorde de abstençao em eleiçoes legislativas, depois de 1996, que registrou um percentual de 59,65%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;