Economia Titulo
Fed eleva os juros dos EUA para 2,25% ao ano
Do Diário OnLine
Com AFP
14/12/2004 | 19:49
Compartilhar notícia


O Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) decidiu nesta terça-feira elevar a taxa básica de juros da economia americana em 0,25 ponto percentual, para 2,25% ao ano. Esta é a quinta elevação realizada em 2004, após mais de dois anos de manutenção.

Segundo o Fed, "o crescimento econômico parece progredir em um ritmo moderado, apesar da alta dos preços da energia, e as condições do mercado de trabalho continuam melhorando gradativamente. As expectativas sobre a inflação e a inflação a longo prazo se mantêm moderadas".

O presidente do Fed, Alan Greenspan, e seus colegas indicaram que as perspectivas para a economia e a inflação são equilibradas para os próximos trimestres. "Com a expectativa de que a inflação subjacente se mantenha relativamente baixa, o comitê acredita que poderá continuar fazendo as acomodações na política monetária do país de forma, provavelmente, moderada", indicou o banco central.

"No entanto, o comitê responderá a mudanças nas perspectivas econômicas se isto for necessário para cumprir sua obrigação de manter a estabilidade dos preços", acrescentou o Fed.

Os responsáveis pela política monetária americana também decidiram aumentar a taxa de desconto, utilizada pelos bancos centrais para seus empréstimos a bancos comerciais, em 0,25 ponto percentual, a 3,25%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;