Internacional Titulo
França quer acabar com exploração sexual em publicidades
Das Agências
12/07/2001 | 12:22
Compartilhar notícia


O Governo francês decidiu combater a exploração do sexo na publicidade, uma tarefa difícil diante da exposição cada vez mais violenta e degradante da mulher.

A secretária de Estado dos Direitos das Mulheres, Nicole Péry, apresentou nesta quarta-feira um informe a respeito e propôs uma série de medidas para restaurar a dignidade feminina na indústria publicitária.

Em uma recente pesquisa, uma francesa em cada duas se sente "escandalizada" com as imagens das mulheres representadas nas publicidades. A crítica vai desde o uso de temas violentos próximos à pornografia aos estereótipos redutores ou depreciativos sobre a psicologia feminina.

Um exemplo do tipo de publicidade perniciosa sob aparência de humor foi um anúncio que desencadeou na França uma campanha contra a apresentação degradante da imagem da mulher. Tratava-se de uma publicidade de creme de leite, na qual se utilizava um jogo de palavras entre bater o creme e bater em uma mulher. A campanha coincidiu com uma pesquisa que apontava que, na França, uma mulher em cada dez é vítima de atos de violência.

Frente a essas questões, o informe governamental defende "uma atualização das regras deontológicas" dos publicitários e das recomendações do departamento de acompanhamento da publicidade, órgão profissional de auto-regulação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;