Política Titulo
Paço de Diadema retoma negociação com sindicato
Cynthia Tavares
]Especial para o Diário
26/05/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


Uma semana após o Tribunal Regional do Trabalho mediar situação entre a Prefeitura de Diadema e o Sindicato dos Funcionários Públicos, as negociações entre as partes serão retomadas. Está marcada para hoje, as 11h, nova mesa de negociação que deve colocar fim ao embate que teve início em fevereiro, data-base da campanha salarial da classe.

O secretário de Gestão de Pessoas, João Garavelo, não quis adiantar detalhes do encontro, mas garante que o Executivo tentará chegar num consenso com a categoria. "Estamos no meio do caminho e cumprindo o que foi previsto em ata da audiência com o tribunal", declarou. Desde o começo das negociações foram três propostas, a última delas ofertada dia 12, todas rechaçadas em assembleias dos servidores. A Prefeitura ofereceu 12,46%, divididos em seis parcelas, e a categoria pede 11% retroativos a março.

Com nova rejeição, no dia 19, a Prefeitura entrou com petição no TRT solicitando a suspensão da greve. "Por responsabilidade fizemos isso.Desde o começo fomos prudentes. Fizemos isso para mediar o conflito existente com o sindicato. Só recorremos porque chegamos no limite financeiro e os funcionários não voltavam ao trabalho", justificou Garavelo.

O órgão propôs que a paralisação fosse suspensa e as negociações retomadas imediatamente. A categoria optou por seguir a orientação do tribunal e decretou a suspensão da greve na sexta-feira, ou seja, um dia depois da audiência.

 

SEM DETALHES

O conteúdo do encontro de hoje é incerto até mesmo para diretores do Sindema. "Essa reunião não tem pauta. O ofício que recebemos hoje (ontem) à tarde tem duas linhas. Vamos esperar e ver o que eles têm para falar", afirmou a presidente da entidade, Jandyra Uehara Alves.

A principal discussão na mesa será o pagamento dos dias parados. "Concordamos em acertar esses dias não trabalhados, segundo acordo firmado em audiência no TRT, mas deixamos claro que isso será objeto de negociação posterior", ponderou o secretário Garavelo.

O pagamento deve ser acertado com a categoria até dia 7. A explicação concedida é que a folha de pagamento referente ao fim deste mês já está fechada.

Do outro lado, o sindicato promete fazer jogo duro. "Vamos esperar, mas queremos algo concreto para nossa categoria", salientou a presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;