Economia Titulo
Nove mil funcionários da Swissair deixam de trabalhar
Das Agências
31/10/2001 | 16:18
Compartilhar notícia


Um total de nove mil dos 68 mil funcionários da Swissair deixam de trabalhar nesta quarta-feira para a empresa aérea suíça, que anunciou a suspensão dos pagamentos e está prestes a falir.

Semana passada, o Governo suíço decidiu injetar um bilhão de francos suíços (600 milhões de dólares) na Swissair para ajudar a companhia a continuar voando durante esta estação do ano.

O Governo suíço quer garantir a existência de uma empresa aérea nacional.

A Swissair, que será substituída pela Crossair, vai ser recapitalizada em cerca de 2,740 bilhões de francos suíços (US$ 1,620 bilhão), dos quais 1,690 bilhão de francos suíços para empresas privadas, e outro bilhão para o Estado (60%) e investidores (40%). Os 50 milhões restantes serão da cidade de Zurique.

Com essa racapitalização, a Confederação vai controlar 20% do capital em ações da nova Crossair, os investidores 18% e as empresas privadas suíças 62%.

Atualmente, 60% da Crossair são controlados por bancos suíços, e o resto é cotado pela bolsa.

A Crossair, filial da Swissair mas com melhor estado de saúde financeira, assumirá portanto o papel da matriz da companhia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;