Política Titulo
Deputado busca assinaturas para criar a CPI do grampo
Recife
Da AE
16/02/2003 | 21:48
Compartilhar notícia


O deputado federal Raul Jungmann (PMDB) começa nesta segunda-feira a coletar assinaturas na Câmara dos Deputados para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar e punir os responsáveis pelos grampos telefônicos feitos na Bahia. Ele anunciou a iniciativa domingo, no Recife, e afirmou que a medida tem a aprovação do presidente do partido, Michel Temer, e do líder Eunício Oliveira.

Para Jungmann, a instalação da CPI não será obstáculo para as votações das reformas pretendidas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “Não há por que ter esse receio, já que as reformas ainda estão sendo discutidas”, disse, acrescentando que uma “CPI pontual, precisa e rápida” não iria atrapalhar o governo.

Ele frisou que se o caso não for esclarecido totalmente, com punição dos responsáveis, pode servir de exploração política, com a acusação de que o PT “estaria protegendo A ou B” por interesses subalternos, o que poderia resultar na redução da credibilidade do partido e do próprio governo. Ele destacou que a CPI não é contra o senador Antônio Carlos Magalhães. “Não prejulgo, nem há presunção de culpa de ACM. Mas o mandante, seja quem for, deve ser punido, pois não faz sentido se ter cidadãos acima de qualquer suspeita.”

Jungmann afirmou que a denúncia da advogada Adriana Barreto de que ACM teria grampeado o seu telefone e do seu marido e estaria perseguindo-os, nada teve a ver com sua iniciativa. “A denúncia apenas dramatiza o fato”, observou ele. “A minha grande preocupação é com o problema dos direitos e garantias do cidadão.”

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Fernando Henrique, Jungmann lembrou o fato de o grampo na Bahia envolver o aparelho de segurança do Estado, com a participação não esclarecida do Judiciário, e atingir 466 vítimas, entre elas políticos das duas Casas do Congresso. “O caso não é regional nem de caráter apenas policial, o caso é nacional e de conotação também política”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;