Internacional Titulo
Kofi Annan pede aos EUA que se retirem do Iraque
Da AFP
21/11/2006 | 17:44
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que retirem prudentemente suas tropas do Iraque, considerando que os americanos estão "aprisionados" no país árabe, onde "não podem ficar nem sair".

Durante uma entrevista coletiva à imprensa em Genebra, o chefe das Nações Unidas pediu pela primeira vez de forma implícita a Washington que retire suas tropas em uma data ideal, porque sua saída "não deve trazer consigo uma nova deterioração".

Oposto em 2003 à intervenção da coalizão anglo-americana, Annan considerou que "de alguma maneira os Estados Unidos se encontram aprisionados no Iraque, pelo fato de que não poderem ficar, e muito menos partir".

O chefe da ONU exortou os americanos a fazerem o que for possível para, "quando se retirarem, deixarem os iraquianos em condições de instaurar uma situação que garanta um ambiente suficientemente seguro".

Segundo assessores do secretário-geral, eles decidiu se expressar com clareza sobre a questão iraquiana porque faltam apenas 40 dias para o final de seu mandato.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;