Internacional Titulo
Sobe para 39 número de mortos em mina da Ucrânia
Do Diário do Grande ABC
25/05/1999 | 11:33
Compartilhar notícia


Pelo menos 39 mineiros ucranianos morreram neste domingo no fundo de uma mina de Donetsk (Leste da Ucrânia), devido a uma explosao de grisu, tragédia que ocorre cada vez com mais frequência na decadente indústria carbonífera deste país.

De acordo com o último balanço de danos transmitido esta terça-feira, além das 39 pessoas mortas, há mais 48 hospitalizadas, das quais 21 em estado grave.

No ano passado, 358 mineiros, uma média de 1 por dia, morreram queimaados por grisu (mistura de gases, especialmente metano, que se desprende e inflama em contato com o ar), asfixiados por avarias de ventiladores, esmagados por desprendimentos de galerias subterrâneas ou em quedas de elevadores.

Desde o início do ano, 140 mineiros morreram nas mesmas condiçoes. "O Estado nao dá a mínima para nós. Deixa-nos morrer como moscas", declarou Mikola Priadko, dirigente sindical.

Mais de 600 mil mineiros descem ao fundo das quase 210 minas ucranianas, principalmente concentradas na jazida carbonífera de Donbass (Leste do país).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;