Internacional Titulo
Novo vídeo de Bin Laden sobre o 11/9 elogia autores dos atentados
Do Diário OnLine
Com AFP
11/09/2007 | 14:10
Compartilhar notícia


Um novo vídeo do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi divulgado nesta terça-feira em ocasião do sexto aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, segundo um grupo americano de monitoramento de páginas islâmicas da Internet.

No vídeo, que tem 47 minutos de duração, Bin Laden elogia um dos autores dos atentados, identificado como Walid al-Shehri, "um jovem que se expôs aos perigos mais extremos e que tinha uma qualidade rara entre os homens: um dos 19 heróis", autores dos atentados contra os Estados Unidos.

Walid al-Shehri estava a bordo do avião da American Airlines que se chocou contra uma das Torres Gêmeas do World Trade Center de Nova York há seis anos.

Foi assim que ele pensou em "ajudar sua religião e lutar pela Umma" (Nação islâmica), pois estava transtornado pelo poder e pelos complôs dos tiranos no mundo árabe-muçulmano", diz a voz atribuída a Bin Laden, em uma gravação sonora que acompanha o vídeo.

O vídeo, cuja autenticidade não pôde ser imediatamente confirmada, mostra uma imagem fixa de Bin Laden, barba negra, vestido com o tradicional traje do Golfo e com um manto amarelo.

Apelo- O líder da Al Qaeda se coloca contra a situação que prevalece nos países muçulmanos, exortando os ativistas islâmicos a agir no Iraque, nos territórios palestinos e no Afeganistão.

"Como podemos não fazer nada hoje enquanto nossas mulheres privadas da liberdade se encontram nas prisões dos cristãos e judeus no Iraque, na Palestina e no Afeganistão?", questiona.

"Cabe a nós ajudar em sua libertação", acrescentou, lamentando que os muçulmanos "sejam prejudicados em suas nações e que (seus) governos sejam escravos dos governantes cristãos".

Bin Laden, apontando um dedo acusador na foto que acompanha o vídeo, pede aos "jovens muçulmanos que se unam à caravana dos mujahidines para o triunfo do Islã".

Este vídeo é o segundo atribuído a Osama Bin Laden este ano, mas os especialistas ainda não confirmaram se a voz é mesmo dele. Nos três últimos anos ele havia difundido apenas mensagens de áudio.

Há várias semanas os sites radicais islâmicos têm anunciado a iminência de “boas notícias do Sheik Osama Bin Laden”.

Considerado o homem mais procurado do planeta, caçado desde a invasão americana ao Afeganistão em outubro de 2001, Bin Laden, aos 50 anos, teria se escondido em uma região montanhosa na fronteira entre Afeganistão e Paquistão, segundo os Estados Unidos.

Ataque- No dia 11 de setembro de 2001, 19 membros da Al Qaeda desviaran quatro aviões para atingir as torres do World Trade Center em Nova York e o Pentágono próximo a Washington.

Os maiores arranha-céus de Nova York foram desabaram alguns minutos após o impacto das aeronaves. Pouco tempo depois, um avião colidiu contra o Pentágono.

Uma quarta aeronave caiu em um campo na Pensilvânia (leste) após uma luta entre os passageiros e os seqüestradores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;