Economia Titulo
Indústrias locais de embalagem superam o setor
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/09/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


Na contramão do desempenho da indústria brasileira de embalagens, as empresas do setor no Grande ABC registraram incremento expressivo no primeiro semestre deste ano. Enquanto o segmento teve alta na produção de apenas 1,8% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com a Abre (Associação Brasileira de Embalagens), as indústrias da região consultadas pelo Diário constataram aumento de quase 30%.

O motivo para a expansão acima da média nacional, segundo os empresários, foram novos produtos colocados no mercado por meio dos clientes e as exportações indiretas. "É importante ressaltar que 70% das exportações são produtos semi ou manufaturados com embalagem. As embalagens sozinhas representam muito pouco, apenas 2,5% do volume produzido", explica Fábio Mestriner, presidente da Abre. Ele afirmou que as vendas do item isolado para o mercado externo tiveram avanço de apenas 0,13% em relação aos seis primeiros meses de 2004.

A KenPack, de São Bernardo, foi uma das empresas que teve resultado acima do verificado pela indústria nacional. Com duas áreas de atuação, vendas para indústrias e comercialização direta para o consumidor (forros para fogão, por exemplo), a de maior destaque foi o fornecimento para os setores alimentício e farmacêutico. A produção das embalagens para os segmentos apresentaram incremento de 67,5% no primeiro semestre ante o ano anterior, segundo o diretor da empresa, Luis Kühl.

"Temos clientes de grande porte e que sempre lançam novos produtos. Com isso, conseguimos ter um crescimento expressivo nas vendas para as indústrias. Considerando a empresa toda (venda de artigos em supermercados, como forros para fogão), o incremento foi de 26%", avaliou o diretor. Entre as empresas que compram embalagens da KenPack estão Nestlé, Ajinomoto e Unilever. Para o segundo semestre, a expectativa é manter o ritmo e fechar o ano com aumento de 30%.

Outra indústria de embalagens da região, a Sinimplast, de Diadema, também elevou a produção em taxa superior à do setor. A empresa atribuiu o aumento de 10% aos novos projetos realizados pelos clientes. A planta da Sinimplast na região tem mais de 90% da atuação voltada para os cosméticos. Entre os principais clientes estão Avon e Natura.

"Exportamos por meio dos clientes, e o aumento das vendas externas acabaram nos beneficiando. Outro aspecto importante foram os novos produtos colocados no mercado pelos clientes. Também somos beneficiados pela localização. Estamos no meio de um grande pólo de cosméticos ", afirmou o superintendente da empresa, Alberto Diego.

Para ele, o crescimento verificado no primeiro semestre pode não se repetir. "Julho e agosto deram sinais de desaquecimento, o que pode prejudicar o desempenho anual da empresa", completou. Dos 1,1 mil funcionários da Sinimplast em cinco unidades no país, 550 trabalham na fábrica de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;