Setecidades Titulo Preocupação
Bancos de sangue do Grande ABC só têm estoque para mais 10 dias

Quantidade armazenada equivale a 24% da capacidade total dos hemocentros; doações caíram no segundo semestre

Beatriz Mirelle
Do Diário do Grande ABC
29/12/2022 | 08:41
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os bancos de sangue de Santo André, São Bernardo e São Caetano possuem estoque disponível para 10 dias, de acordo com a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de sangue) do Grande ABC. O número corresponde a 2.000 bolsas, que indica 23,96% da capacidade mensal dos três postos (de 8.346 bolsas). Apesar de ser suficiente para a virada do ano, ainda não é o montante ideal. "Seria necessário ter para 20 dias. Esse total cobre os próximos dias, mas ficamos em alerta caso ocorra algum caso muito grave. Nos últimos cinco meses, as doações caíram bastante", explica Solange Rios, gerente administrativa da Colsan.

Os períodos próximos aos feriados de Natal e Ano Novo aumentaram a quantidade de pessoas dispostas a doar. Mesmo assim, as três unidades da região não contemplam nem 80% do estoque médio satisfatório. "A gente nunca sabe quando os números aumentarão novamente. Até essa semana, pensávamos que as doações seriam baixas. Em novembro, tivemos estoques para seis, sete dias. Agora que aumentou um pouco."

A expectativa era que o fluxo de doadores apresentasse alta apenas na sexta-feira (30), mas a movimentação melhorou nos últimos dias. "O pessoal vai viajar e aproveita para doar. Quem contribui, recebe atestado do dia. Depois da pandemia, a mudança foi perceptível na queda de bolsas disponíveis", ressalta Solange.

Segundo a especialista, os tipos sanguíneos de menor porcentagem no estoque são os do tipo Rh Negativo (A, B, AB e O), mas hoje as unidades do Grande ABC também estão com dificuldade de receber O e A positivos.

Ainda é possível doar para quem deseja contribuir neste final de ano. No sábado (31), o Posto de Coleta em São Caetano, na rua Peri, número 361, fica aberto até as 12h. Já os do Hospital Estadual Mário Covas, na rua Doutor Henrique Calderazzo, 321, e Hemocentro São Bernardo, na rua Pedro Jacobucci, 440, atendem até as 13h. Os três estarão fechados no domingo (1º). Aqueles que não querem pegar fila podem agendar pelo aplicativo Colsan.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade (a primeira doação deve ser feita até 60 anos incompletos), pesar acima de 50 quilos e comparecer na unidade com documento original com foto e CPF.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;