Setecidades Titulo Memória
Uma visita à Firestone. A Santo André industrial. Naquele 1952 a cidade se preparava... ...1953, o ano do IV Centenário

Não, o atual Município de Santo André não tinha 400 anos, já que nascera em torno da Estação Ferroviária São Bernardo, em 1867

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/12/2022 | 07:05
Compartilhar notícia


Até hoje as autoridades constituídas, de todas as ideologias e posições políticas, das várias gerações, seguem a cartilha escrita pelo então prefeito Fioravante Zampol, em sua primeira gestão (1952-1955). E acham mais bonito, em abril de cada ano, desenhar em folders coloridos o numeral 400 e alguma coisa...

Mas o motivo da Memória de hoje é esta foto de uma visita à Firestone, enviada pelo professor José de Souza Martins, com a seguinte mensagem:

Envio-lhe foto de 1952 que arrematei num leilão no Rio de Janeiro. É de um grupo na entrada da Firestone, em Santo André. Majoritariamente de militares e também, provavelmente, dirigentes da empresa. Infelizmente, a etiqueta foi colada diretamente sobre a foto.

NOTA DA MEMÓRIA

Claro, o Tratamento de Imagens do Diário teria condições de retirar a etiqueta da foto. Preferimos mantê-la. Era assim, 70 anos atrás. Tudo muito simples no setor de Relações Públicas da grande multinacional norte-americana.

RUMO A 2023

Aproximando-se o novo ano, Memória faz as contas: 2023 – 1953 = 70. Setenta anos dos grandes festejos do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, celebrados em abril na cidade de Santo André e, em agosto, na cidade de São Bernardo.

Quais seriam as datas corretas das duas cidades?

“Memória” cansou de tentar responder. Com esta foto descoberta pelo professor José de Souza Martins, referente à Firestone de 1952, abre-se excelente gancho para voltarmos ao tema. Será uma das pautas para o 2023 que bate às portas.

Em 1953, Santo André e São Bernardo organizaram grandes festejos. É daquele ano o surgimento da Praça Quarto Centenário, em Santo André, por exemplo. Ou a inauguração da Avenida Lucas Nogueira Garcez, em São Bernardo. Sendo assim, vamos reviver nomes e fatos de um tempo cujos cenários vão se perdendo. Ajude a gente nesta tarefa. Venha conosco.

Crédito da foto 1 – Acervo e divulgação: José de Souza Martins

SANTO ANDRÉ, 1952. Militares visitam a Firestone. A cidade se preparava para os festejos de 1953: passaria à posteridade uma história discutível como se a Santo André de então tivesse quatro séculos de história

Crédito da foto 2 – Roberto Parizotti

MAUÁ, 1998. V Congresso de História do Grande ABC. Quarteto de mestres: Luiz Roberto Alves (o primeiro à esquerda), Alexandre Takara, José de Souza Martins e o saudoso José Sebastião Witter (ao microfone)

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 29 de dezembro de 1992 – ano 34, edição 8269

MANCHETE – Senado julga hoje (29-12-1992) impeachment de Collor.

SÃO BERNARDO – Marreteiro invade a Praça Lauro Gomes.

SÃO CAETANO – Prefeito eleito, Antônio Dall’Anese, pede redução de subsídio. Ele considerou alto o valor fixado para janeiro para o salário do prefeito, 72,5 milhões de cruzeiros.

LINHA ABERTA – Eduardo Bottallo em “Annus horribilis?”

Escreveu o articulista: “A rainha da Inglaterra proclamou: “annus horribilis”. Não se trata de comentário depreciativo a respeito do traseiro de algum cavalheiro ou dama de sua corte, mas sim de desabafo, na nobre linha da realeza, diante de seu desapontamento com tudo o que lhe aconteceu em 1992”.

ADEUS – Otto Lara Resende morre aos 70 anos no Rio de Janeiro: escritor e jornalista de 70 anos.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Em 29 de dezembro fazem aniversário 43 municípios.

Em São Paulo, hoje é o aniversário de Avanhandava, criado em 1925 e instalado em 1926.

Pelo Brasil, entre outros, aniversariam: Abadia dos Dourados (MG), Alfredo Wagner (SC), Anori (AM), Barra de Guabiraba (PE), Benevides (PA), Benjamin Constant do Sul (RS), Domingos Mourão (PI) e Itapororoca (PB).

SANTO DO DIA

Tomás Becket. Bispo nascido na Normandia. 

Em 29 de dezembro de...

1902 – Em 19 de dezembro foram realizados os exames de final de ano na escola mista da Estação do Pilar, no Município de São Bernardo, regida pela professora Judith Borges de Moraes.

Compareceram 35 dos 39 alunos matriculados.

Foram aprovados com distinção os alunos Arthur Branco, Maria Alberico, Benedicto Beber, Amaro Branco, Luiz Maldos, Noêmia Pedroso, Júlio Beber, Armila Ferrari e Domingos Vasques.

1972 – Câmara de Santo André aprova o novo Código Tributário.

Câmara de São Bernardo inaugura estátuas de João Ramalho e Bartira no salão nobre do Legislativo. Obras foram esculpidas em tamanho natural pelo artista Julian Gonzáles Garcia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;