Esportes Titulo Campeonato
São Caetano começa luta na A-2 do Paulista contra o Primavera

Azulão é única equipe do Grande ABC na competição que começa no dia 14 de janeiro; sobem para elite do estadual de 2024 o campeão e o vice

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
26/12/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Leonardo Lima/São Caetano


O São Caetano começa a disputa do Campeonato Paulista da série A-2 de 2023 entre os dias 14 e 15 de janeiro contra o Primavera, em casa. Esta será a primeira de 15 partidas da primeira fase.

Para avançar para segunda fase (quartas de final), a equipe do Grande ABC precisa terminar entre os oito primeiros colocados na fase inicial. Pelo regulamento divulgado pela FPF (Federação Paulista de Futebol), apenas os finalistas sobem para elite do Paulistão em 2024. 

A caminhada do Azulão não será nada fácil. A equipe, hoje, não é uma das favoristas. Isso porque o time do São Caetano acumula desgastes fora de campo. No último dia 15, o clube foi colocado à venda com lance inicial de R$ 90 milhões. Ninguém se interessou e o leião foi remarcado para os primeiros meses do ano que vem. Vale sempre lembrar que o São Caetano fez história na virada do século. 

A equipe do Grande ABC foi vice-campeã da Copa João Havelange, em 2000, e do Brasileirão, em 2001. Na Libertadores, o Azulão também foi vice-campeão em 2002. O maior título da clube foi o Paulistão de 2004.

CONCORRENTES

Além dos problemas fora das quatro linhas, a A-2 do Campeonato Paulista tem grandes clubes na disputa. Neste ano, São Caetano terá concorrência de Novorizontino, Ponte Preta (os dois times estão série B do Brasileiro), XV de Piracicaba, Linense e Comercial – os times mais fortes e com maior tradição no Interior Paulista. A Região Metropolitana conta ainda com Juventus da Mooca e Oeste de Barueri. 

MATA-MATA

A fase final da competição começa nos dias 18 e 19 de março, quando ocorrem as partidas de ida das quartas de final. 

Os jogos de volta serão no dia 22 de março. As semifinais serão disputadas nos dias 26 de março e 2 de abril. Os jogos finais serão nos dias 5 e 8 de abril. 

A novidade para a competição de 2023 é utilização do VAR (árbitro de vídeo). Mas a tecnologia será restrita para os jogos de mata-mata. 

Segundo a FPF, os dois piores clubes da primeira fase descem para A-3 em 2024.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;