Internacional Titulo
Bulgária autoriza abertura de espaço aéreo aos EUA
Da AFP
07/02/2003 | 14:07
Compartilhar notícia


O Parlamento búlgaro autorizou nesta sexta-feira a abertura de seu espaço aéreo e de uma base militar aos aviões americanos, além do envio de uma unidade de defesa nuclear, química e biológica à área de crise.

O Parlamento respondeu dessa maneira ao pedido dos Estados Unidos para utilizar o espaço aéreo e a infra-estrutura búlgaras no caso de uma ação militar contra o Iraque. Até 18 aviões, com as equipes necessárias, poderão utilizar a base militar e o aeroporto de Sarafovo (Leste do país).

Aviões americanos utilizaram essa base para abastecimento durante a campanha militar no Afeganistão.

A Bulgária enviará "até duas companhias, ou seja, 150 pessoas" para defesa radioativa, química e biológica, e para "ações humanitárias de socorro" nos países vizinhos ao Iraque.

"Uma solução pacífica para a crise iraquiana sempre será prioritária para a Bulgária", ressalta a resolução do Parlamento, aprovada com 165 votos a favor e 48 abstenções.

O primeiro-ministro Simeão de Saxe-Coburgo Gotha destacou que "os meios diplomáticos ainda não se esgotaram" e acrescentou que "os preparativos para uma eventual ação militar constituem "apenas um instrumento de pressão sobre o Iraque".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;