Esportes Titulo
Fisioterapeuta de Ronaldinho rebate críticas
Do Diário do Grande ABC
15/04/2000 | 17:40
Compartilhar notícia


As críticas feitas ao trabalho do fiseterapeuta Nilton Petrone, o Filé, cuja "preocupaçao foi de recuperar Ronaldinho em tempo recorde", formuladas neste sábado pelo ex- jogador Zico estao contribuindo para instalar a polêmica sobre o processo de reeducaçao acelerada imposta ao atleta, após a primeira cirurgia no joelho direito.

Segundo Zico, a confiança excessiva que Ronaldinho deposita no seu fisioterapeuta o impediu de consultar outros especialistas. Neste sábado, em Paris, "Filé" nao escondeu uma grande surpresa e mostrou-se incrédulo quando foi informado das declaraçoes de Zico: "Nao sei se o Zico disse isso. Acho que nao".

Em seguida, procurou se explicar: "Vejam bem. Todo meu trabalho foi feito de acordo com o que o médico falou. Ele voltou a jogar liberado pelo médico francês". Petrone insistiu em colocar em dúvida as declaraçoes de Zico, lembrando que o conhece e o respeita, razao pela qual "muito provavelmente ele nao teria cometido o erro de comentar sobre alguma coisa técnica por nao ser fisioterapeuta e desconhecer o assunto".

Em todo caso, Filé repetiu que pelo tempo que Ronaldo levou para se recuperar, pré-determinado pela equipe médica que o operou, nao houve nenhuma precipitaçao, como ficou claro na entrevista do prof. Gerard Saillant, médico que fez a cirurgia no jogador.

Segundo ele, o programa foi cumprido na sua totalidade, sem queima de etapas. Petrone disse que durante todo o tempo da recuperaçao , o Zico manteve contato com Ronaldinho, que o informava sobre a evoluçao do trabalho.

De qualquer forma, segundo o fisioterapeuta, será mantido o mesmo protocolo anterior, apenas adaptado à essas novas circunstâncias e à evoluçao natural da recuperaçao. Se vai ter ou nao dores, se vai ter ou nao derrame, mas a mesma programaçao será seguida.

O fisioterapeuta respondeu também as declaraçoes de seu colega, Nivaldo Baldo, considerando " inaceitáveis" os exercícios na areia e na cama elástica: "Essa é uma manifestaçao de desconhecimento. Quem trabalha na areia sabe que você se desenvolve nao só equilíbrio e coordenaçao do movimento, mas também um pouco mais de força, sem trauma porque a areia nao provoca nenhum trauma nas articulaçoes. Quanto o trabalho na cama elástica é também de equilíbrio e coordenaçao".

Para Petrone, cada um usa o seu método e o que é bom para um pode nao ser bom para outro fisioterapeuta. Ele lembrou ainda que todas essas fases, inclusive a da areia e cama plástica , foram autorizadas pelo prof. Gerard Saillant, sempre consultado antes de qualquer iniciativa.

Sobre os rumores que circulam de que ele nao mais seria o responsável por essa nova fase de recuperaçao que começa na segunda-feira, Petrone diz desconhecer essa informaçao, lembrando que continua trabalhando.

Na tarde deste sábado, ele esperava a passagem pelo hospital do prof. Gerard Saillant para examinar Ronaldinho e, em seguida, os dois juntos deveriam projetar o programa de reeducaçao, que só vai começar na segunda-feira e nao sábado como estava previsto. Dessa forma, o plano para que o jogador pudesse colocar o pé no chao já na segunda-feira nao deverá ocorrer. Por enquanto, ele só continua tomando os medicamentos normais contra a dor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;