Política Titulo
Serys: 'A comissão não leu a minha defesa e me condenou'
Da Agência Senado
10/08/2006 | 16:57
Compartilhar notícia


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou nesta quinta-feira, em Plenário, que o relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas) dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO), teria admitido que não leu o relatório de defesa entregue por ela à comissão e também à Corregedoria Parlamentar do Senado. Ela garantiu não haver provas de seu envolvimento, ou de seu genro, com a chamada "máfia das ambulâncias".

Na avaliação de Serys, interesses políticos e eleitorais poderiam estar envolvidos na sua citação no relatório parcial da comissão.

"Nunca me verguei para a bandidagem e nunca me vergarei!", afirmou Serys, que classificou a CPMI como "tribunal de exceção".

O senador Magno Malta (PL-ES) também fez sua defesa em Plenário e reiterou que é inocente das acusações a ele imputadas de participação na "máfia das ambulâncias". Em seu pronunciamento nesta quinta-feira, Malta afirmou veemente que não se encontra em nenhum dos três critérios adotados no relatório parcial do relator da CPMI, senador Amir Lando (PMDB-RO).

"Com todo respeito que tenho pelo relator, vou processá-lo criminalmente junto ao STF", afirmou Magno Malta, inconformado com a decisão de Lando de incluir seu nome na lista dos parlamentares acusados de envolvimento na utilização de emendas do orçamento para compra superfaturada de ambulâncias.

Malta leu os critérios adotados - ter recebido dinheiro em conta ou na conta de assessores; ter por ação ou omissão permitido que assessor ou funcionário recebesse benefício ou vantagens; utilizar servidores ou terceiros para recebimento em suas contas bancárias ou em espécie - para afirmar que não preenche nenhum deles. Insistiu que apenas utilizou a van que lhe fora emprestada pelo ex-deputado Lino Rossi, sem saber de sua origem.

O presidente Renan Calheiros, que cumpre agenda fora de Brasília, comunicou à sua assessoria que, após receber oficialmente o relatório da CPMI dos Sanguessugas, vai ouvir os membros da Mesa da Casa para decidir sobre os procedimentos legais que o caso requer. Renan Calheiros garante que todas as decisões cabíveis serão tomadas com "a maior celeridade possível".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;