Internacional Titulo
Francesas celebram 25º aniversário da legalizaçao do aborto
Do Diário do Grande ABC
15/01/2000 | 15:25
Compartilhar notícia


As mulheres celebram este sábado, na França, o 25º aniversário da legalizaçao do aborto, comemorando a liberdade de dispor de seu corpo, sua autonomia financeira, a igualdade com os homens, sua dignidade e solidariedade com as estrangeiras instaladas na França.

Várias manifestaçoes estao previstas para este sábado em todo o território francês, principalmente nas principais cidades: Paris, Marselha, Montauban, Montpellier, Avignon, Estrasburgo, Orleans, Perpignan, Caen, Clermont-Ferrand e Draguignan.

As atividades foram organizadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, integrado por 150 associaçoes femininas, partidos políticos (sobretudo de esquerda), sindicatos e organizaçoes de defesa dos direitos humanos.

Em Lyon, a segunda cidade da França, será realizada uma manifestaçao nesta segunda-feira, 17 de janeiro, no aniversário da lei Veil de 1975, que legaliza a interrupçao voluntária da gravidez (IVG).

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher foi criado no final de 1995, durante uma manifestaçao que reuniu mais de 40 mil pessoas em Paris e denunciou um retorno à "ordem moral" e à recuperaçao das conquistas nas questoes relacionadas aos anticoncepcionais e ao aborto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;