Política Titulo
Banpará: secretário responsabiliza Jader por engavetar requerimento
Do Diário OnLine
03/09/2001 | 20:11
Compartilhar notícia


O secretário-geral do Senado, Raimundo Carreiro, encaminhou nesta segunda-feira à presidência da Casa um ofício responsabilizando o presidente licenciado do Congresso, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), por manter engavetado por mais de três meses um requerimento de informação ao Banco Central (BC) sobre o caso Banco do Estado do Pará (Banpará). Jader é acusado de ter segurado, entre março e junho deste ano, pedido para que o BC encaminhasse dados de inspeção e fiscalização no Banpará – entre eles o relatório do auditor Abrahão Patruni Júnior que aponta o envolvimento de Jader no esquema de desvio de recursos do banco estadual.

O ofício de Carreiro pode dar ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a munição necessária para pedir a cassação do mandato de Jader. O grupo pode alegar que o então presidente do Congresso abusou das prerrogativas constitucionais ao reter o requerimento do BC. Pode também alegar perjúrio (mentir em depoimento), pois Jader negou aos colegas da subcomissão do Conselho, na quarta-feira passada, ter engavetado o requerimento na época em que presidia o Congresso.

Carreiro pode ser convocado pelo Conselho a depor sobre o caso. Em seu depoimento na subcomissão, Jader argumentou aos colegas que Carreiro ficou responsável pelo despacho do requerimento. O secretário, por sua vez, alega que foi orientado por Jader a segurar o requerimento, sob a justificativa de que iria anexar outros dados aos relatórios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;