Internacional Titulo
Imprensa questiona causas do acidente da EgyptAir
Do Diário do Grande ABC
01/11/1999 | 13:16
Compartilhar notícia


A imprensa egípcia se questiona esta segunda-feira sobre as causas do acidente do Boeing 767 da EgyptAir, que caiu neste domingo no Atlântico nas costas dos Estados Unidos com 217 pessoas a bordo, sem inclinar-se por uma pista em particular, ou acidente ou atentado.

O jornal governamental al-Gumhuriya destaca o fato de que a catástrofe ocorreu no local onde explodiu em 1996, nas costas dos Estados Unidos, um Boeing 747 da companhia TWA, provocando 230 mortos.

O presidente da EgyptAir, Fahim Rayane, já tinha sido consultado neste domingo sobre uma eventual ligaçao entre os dois acidentes.

Mais explícito, o redator-chefe de al-Ghumuriya, Samir Ragab, pede às autoridades norte-americanas que ``acordem e descubram o segredo das duas tragédias, que ocorreram no mesmo lugar'. ``Circulam informaçoes segundo as quais o aviao da TWA caiu devido a um míssil disparado por erro de uma base terrestre', acrescenta este jornalista ligado ao presidente Hosni Mubarak, sem descartar outras hipóteses, como ``as más condiçoes do tempo ou um problema técnico em conseqüência de uma falta de manutençao do aviao'.

Um professor de engenharia especializado em aeronáutica, Atef Hassanein, citado por al-Gumhuriya, descarta contudo a hipótese das más condiçoes atmosféricas. ``O mau tempo nao pode jprovocar uma quebra súbita dos contatos com o aviao, mas o acidente pode ter sido causado por uma explosao devida a um problema técnico, como foi o caso do aviao da TWA, ou por um ato de sabotagem, ou seja, um atentado com explosivos', afirmou este especialista.

Os outros jornais egípcios também apresentam várias hipóteses.

O governamental Al-Ahran se refere à possibilidade de turbulências atmosféricas e a um ato de sabotagem na cabina de comando.

O ministro egípcio dos Transportes, Ibrahim El-Dumeiri, descartou toda possibilidade terrorista no acidente do Boeing da EgyptAir. Mas as autoridades norte-americanas ainda nao excluem a possibilidade de um atentado terrorista e o FBI enviou uma equipe de agentes a Nova York.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;