Economia Titulo Oportunidade
CIEE prevê mais empregos na região

Em média, são 880 novas vagas de estágio e jovem aprendiz para dezembro no Grande ABC

Ana Caroline Enis
Especial para o Diário
12/12/2022 | 09:26
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC 29/8/22


O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) divulgou, na última semana, a nova perspectiva para contratações de estagiários e jovens aprendizes para o final de 2022. Os dados indicam que, durante o mês de dezembro até o início de 2023, o Centro irá fomentar 61.552 vagas de emprego para jovens em todo o Brasil, sendo 10.449 (17%) destinadas a cargos de jovem aprendiz e 51.103 (83%) para oportunidades e estágio.

Apenas no Grande ABC, o índice mostra 640 novas vagas para estagiários e 240 para aprendizes, totalizando 880 no último mês de 2022. Segundo Humberto Casagrande, CEO do Centro de Integração Empresa-Escola, o fato de o Grande ABC ser um grande polo de comércio e empreendedorismo melhora as condições e chances de empregabilidade para os estudantes da região.

"No futuro, acreditamos que existirá o trabalho, não o emprego. Então, estamos embutindo nos jovens o espírito empreendedor, principalmente nesta região metropolitana de São Paulo. Nossa plataforma incentiva o estágio para o jovem, mas o CIEE também tem o ''Saber Virtual'', uma ferramenta em que o jovem pode desenvolver e se preparar para as oportunidades na região".

Monica Vargas, Superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE, chama atenção para o Projeto de Lei nº 6461, que está tramitando na Câmara dos Deputados. O objetivo da PL é criar um marco regulatório mais seguro dentro do trabalho de aprendizagem, uma vez que o ambiente passa muita insegurança tanto para os contratantes, quanto para os jovens.

Ainda sobre o futuro da empregabilidade jovem no Grande ABC, Vargas menciona uma questão do projeto que visa permitir que micro e pequenas empresas possam contratar estagiários sem medo do prejuízo: "a ideia é que o Estado dê subsídios para estes negócios menores fomentarem a contratação de aprendizes. Isso, ao mesmo tempo, fomenta o empreendedorismo nas cidades e contribui para a inserção do jovem no mercado".

De acordo com Cleber Galhardo, supervisor da unidade do Grande ABC do CIEE, a importância do estágio e do trabalho de jovem aprendiz para a economia da região é imensa, pois "gera renda e oportunidade de inserção no mundo do trabalho, ocasionando um aumento no giro da economia e participação do jovem como público consumidor, possibilitando um efeito positivo no mercado".

De acordo com Cleber, a parceria com o poder público é fundamental, inclusive no Grande ABC "algumas prefeituras, câmaras municipais já atuam em parceria com o CIEE para administração de seus programas de estágio, promovendo a empregabilidade local e contribuindo com a geração de renda e aprendizado profissional para esse público".

Em dezembro de 2021 foram contratados através do CIEE 2.208 estagiários e 890 aprendizes, totalizando 3.098 jovens contratados.

Neste mês são 2.154 estagiários e 844 aprendizes, totalizando 2.998 jovens contratados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;