Cultura & Lazer Titulo
Silvan Galvão une vozes da Amazônia para cantar pela preservação da mata
28/11/2022 | 07:35
Compartilhar notícia


O músico, compositor e produtor paraense Silvan Galvão tem se tornado uma referência de ativismo, uma voz em proteção da Amazônia. Seu novo EP, Mãe Amazônia, recentemente lançado nas plataformas digitais, consegue falar diretamente sobre assuntos sensíveis acerca dos desmatamentos. Mãe Amazônia, De Pé é uma delas. "Amazônia, guardiã das cores / Tuas águas, teus rios voadores / Não deixa o mundo aquecer / Mas querem te derrubar / Nós vamos te proteger..."

Outra faixa, Kwá Yanerendawa, é um manifesto que conta com a participação de artistas dos sete estados da Amazônia legal. Do Pará, Silvan e mais Nilson Chaves. O autor da letra é Joãozinho Gomes, iluminado compositor radicado em Macapá. A atriz paraense Dira Paes interpreta um poema. O canto principal fica com Patrícia Bastos, também do Amapá, além de Graça Gomes, do Acre; Ellen Fernandes, do Amazonas; Euterpe, de Roraima; Bado, de Rondônia; e Genésio Tocantins. As outras duas canções sobre o mesmo tema são Passado e Futuro e Amazon Mother, uma versão da primeira faixa gravada com o grupo norte-americano Bofré.

Carimbó

Silvan, banjista especializado em carimbó, diz que "o mundo está falando da Amazônia, mas é preciso escutar a Amazônia. Quem aqui vive, quem tem uma relação mais profunda com esse lugar". Na canção Mãe Amazônia, ele pergunta, afinal, qual a sua relação com a Amazônia? E diz: "A voz da Amazônia são seus povos. A arte e a música, além de serem nossa forma de expressar a beleza desse lugar, são também uma forma de pedir socorro".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;