Internacional Titulo
Sindicalistas bloqueiam estradas da Bolívia
Da AFP
06/10/2003 | 18:25
Compartilhar notícia


Sindicalistas e camponeses bloquearam nesta segunda-feira as estradas do planalto e região central da Bolívia. A ação aconteceu horas depois de o presidente Gonzalo Sánchez de Lozada anunciar à população do país que não se demitirá do cargo e que as Forças Armadas impedirão uma eventual guerra civil.

Esta é a terceira semana de agitação social na Bolívia. Os conflitos políticos entre sindicalistas — que exigem a renúncia de Lozada — e governo já deixaram seis pessoas mortas e dezenas de feridos.

As principais estradas bloqueadas nesta segunda são as que ligam os vales agrícolas à capital La Paz, o que prejudica o abastecimento de alimentos. Há protesto de anti-governistas também em Cochabamba, Ouro, Potosí e Sucre, apesar da forte presença de militares nas ruas.

Em discurso na TV na noite desse domingo, o presidente boliviano disse que não vai permitir uma guerra civil no país. "Há muita gente anunciando uma guerra. Não vai haver isso, porque os bolivianos não querem. As Forças Armadas, a Polícia, não vão permitir que haja guerra civil".

Sánchez de Lozada prometeu ainda prender todos os 'baderneiros'. "As pessoas que estão nas ruas vão ser presas e levadas aos Tribunais porque os que estão fazendo baderna têm que ir para a prisão".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;