Política Titulo Copa do Mundo
Prefeituras decidem reduzir o horário nos dias de jogos do Brasil

Fim dos expedientes será antecipado para pelo menos uma hora antes do início das partidas; medida vale apenas para fase de grupos

Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
22/11/2022 | 08:38
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC 9/11/22


As prefeituras das sete cidades que compõem o Grande ABC anunciaram que os expedientes dos serviços municipais serão alterados nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Na próxima quinta-feira, quando a Seleção Brasileira joga às 16h contra a Sérvia, o horário de trabalho será encerrado às 14h, com exceção de Mauá, onde o fim do expediente foi antecipado para as 15h (veja mais na tabela abaixo).

Na segunda-feira, 28, quando o Brasil enfrentará a Suíça às 13h, os expedientes das prefeituras e secretarias terminarão entre 11h e 13h. No último jogo da fase de grupos, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, às 16h, o horário de serviço será reduzido novamente até as 15h.

Os serviços de saúde seguirão com seu funcionamento normal, exceto as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que também terão os horários antecipados. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os serviços de emergência dos hospitais municipais funcionarão normalmente.

Outras unidades administrativas que não foram incluídas nos decretos municipais foram a GCM (Guarda Civil Municipal), os serviços funerários, de limpeza urbana, educação, transporte e abastecimento de água. De acordo com as administrações, esses serviços não podem sofer solução de continuidade.

Em Santo André, os alunos das escolas municipais serão liberados das aulas com uma hora de antecedência aos respectivos horários das partidas. O transporte da cidade também sofrerá alteração, com as empresas antecipando a operação da frota como horário de pico. Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, 100% da frota deve operar já a partir das 13h, três horas antes do jogo. No próximo dia 28 será mantida a operação normal para atender os serviços que podem ser retomados logo após o término do jogo.

As determinações valem, a priori, apenas para a fase de grupos. Em decreto assinado em 11 de novembro, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), se antecipou e definiu a redução de horário para os jogos de mata-mata, caso a Seleção Brasileira avance à próxima fase, mantendo a redução das três primeiras partidas. Em Santo André, o Paço anunciou que fará novo decreto para as partidas eliminatórias.

As prefeituras informaram que os servidores deverão compensar posteriormente as horas não trabalhadas nesses dias.

CÂMARAS

As Câmaras de Ribeirão Pires, Santo André e Diadema ­ únicas com sessões às quintas-feiras ­ não vão ter atividades. Em Santo André, a sessão de hoje (22) acontecerá normalmente. Nas outras duas cidades, ainda não houve definição sobre convocação de sessão em outro dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;