Setecidades Titulo Novo pico

Internações por Covid crescem 50% em uma semana na região

Até ontem, 180 pacientes estavam internados por conta da doença; casos aumentaram 942% no mesmo período

17/11/2022 | 15:50
Compartilhar notícia
DGABC/Nario Barbosa
DGABC/Nario Barbosa Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Atualizada às 8h27 do dia 18/11/22

As internações por Covid-19 aumentaram 50% em apenas sete dias nas cidades do Grande ABC. Até ontem, 180 pacientes estavam internados em decorrência da doença e a taxa de ocupação dos leitos chegou a 39,1%. Enquanto na segunda semana de novembro, no dia 9, haviam 120 pessoas em leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a taxa de ocupação era de 28%, de acordo com dados da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, do governo do Estado.

Atualmente 69 pessoas estão internadas em leitos de UTI e 111 na enfermaria. O número de internações de ontem é o maior nos últimos três meses na região - o último pico ocorreu em 23 de julho, quando foram registrados 182 leitos ocupados. Durante o ano, a maior taxa de internação ocorreu em 26 de janeiro, quando estavam internados 900 pacientes por conta do coronavírus.

DGABC

Além das internações, os casos positivos cresceram 942% em uma semana. Em sete dias, comparando o período de 9 com 16 de novembro, as notificações passaram de 152 para 1.584, segundo boletins epidemiológicos das prefeituras. O feriado prolongado da Proclamação da República pode ter contribuído para alta de infectados, alerta o diretor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), Marcos Cyrillo.

“Relaxamos em relação às medidas protetivas, a população deixou de utilizar máscara em locais fechados e voltou a se aglomerar em festas e outros eventos. A nova onda de casos pode ser atribuída as novas variantes da Ômicron (BA.5 e BQ.1), pois, as novas cepas possuem maior taxa de transmissão. Se anteriormente uma pessoa transmitia para 3 a 5 pessoas, um paciente contaminado com as novas variantes podem infectar de 10 a 12 pessoas”, explica o especialista.

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC voltou a recomendar o uso de máscara no transporte público devido ao aumento de novos casos da Covid em todo Estado. Durante assembleia realizada ontem, o colegiado de prefeitos decidiu o uso do item em caráter preventivo e não obrigatório. A decisão entrou em vigor hoje nas sete cidades. 

“O contágio das novas cepas é maior, mas a taxa de entubação e mortalidade é inferior às variantes antigas. Isso ocorre porque o comportamento do vírus com essas novas variantes tendem a ter menor multiplicação no organismo e ao invés de se disseminarem para o pulmão, elas ficam concentradas na garganta e no nariz. Os casos mais graves ocorrem em pessoas com comorbidades, idosos, crianças e pacientes com doenças de base”, ressalta o diretor.

Na região, os óbitos pela Covid também tiveram alta durante o período, mas em menor taxa, quando comparados com outras semanas. Ontem, os municípios registraram sete mortes e no dia 9 de novembro nenhuma vítima evoluiu a óbito. São Bernardo, Diadema e Mauá foram as únicas cidades que contabilizaram mortes pelo Coronavírus nesta semana.

NOVOS PICOS

O diretor da SBI, Marcos Cyrillo, acredita na possibilidade de picos sazonais provocados pela Covid-19. Principalmente durante feriados prolongados, como as festas de fim de ano, por exemplo.

"Provavelmente em janeiro do próximo ano teremos alta nas notificações, devido aos comportamentos que favorecem a transmissão, como aglomerações em locais fechados, ausência do uso de máscara e falta de higienização das mãos."

Para tentar evitar a alta taxa de transmissão, o especialista acredita que seja o momento de repensar algumas medidas restritivas, principalmente o uso de proteção facial em locais fechados.

"Porém precisamos aguardar as novas recomendações dos órgãos de saúde, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde", finaliza o diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;