Setecidades Titulo Longa espera
Morador de São Bernardo espera mais de dois anos para consulta em UBS

Paciente com disfunção erétil afirma ter cobrado Prefeitura 80 vezes

Lara Delon
Especial para o Diário
09/11/2022 | 09:12
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Claudinei Plaza/DGABC 25/10/22


O comerciante de São Bernardo Arnaldo Faustino da Luz Junior, 49 anos, afirma que enfrenta dificuldades no agendamento de uma consulta médica na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Leblon. O paciente diz tentar passar com médico urologista desde setembro de 2020 em razão de uma disfunção erétil.

"Cheguei e expliquei o meu caso para o clínico geral da UBS. Ele fez o encaminhamento para o especialista em urologia e falou: ''Espera uns 40 dias que está marcado''. Estou esperando esses 40 dias há dois anos e um mês, para, simplesmente, passar em uma consulta", desabafou.

Após os 40 dias, o paciente diz ter voltado até a UBS para o agendamento, mas obteve a mesma resposta de antes. "A agente de saúde só pediu para esperar. Aguarda, aguarda. Eu vou aguardar até quando?", questiona.

Faustino diz que já cobrou diversas vezes do poder público da cidade uma solução. "Eu anotei aqui, chegou perto de 80 vezes que fui na Ouvidoria, Secretaria da Saúde de São Bernardo e na UBS Jardim Leblon. É um absurdo!", reclama o paciente.

Além do próprio caso, o paciente denuncia que a unidade de saúde não marca as consultas para sua mulher há pelo menos oito meses, e que ela precisa "passar urgentemente com um reumatologista", médico especializado em ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. O filho do são-bernardense também sofre com a falta de atendimento médico. Faustino alega ter dificuldades, desde ano passado, para o agendamento de otorrino para o filho mais velho, que sofre de inflamação das adenóides, e não consegue retorno.

Em nota. a "Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, informa que os pacientes citados aguardam na fila para as especialidades descritas e serão agendados conforme a ordem de prioridade estabelecida pelo médico no sistema. O município trabalha com oferta de 100% de sua capacidade para que o atendimento seja realizado com maior brevidade possível".




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