Esportes Titulo Copa São Paulo de Futebol Jr
São Bernardo FC esquece a base

Tigre não disputará a Copinha; hoje só jogam Sub-11 e Sub-13; clube alega que momento é para investir na estrutura; torcedores lamentam

Pedro Lopes
Especial para o Diário
05/11/2022 | 10:56
Compartilhar notícia


O São Bernardo FC segue com os planejamentos para os próximos anos. Além do profissional, onde a temporada de 2023 já começou, as categorias de base também passam por uma reformulação (hoje só os Sub-11 e Sub-13 atuam). Isso resultou na opção de o clube não disputar no ano que vem a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Paulista Sub-20.

O objetivo primordial do clube é ter uma estrutura para acomodar a categoria que disputa esse tipo de competição. Ao ser questionado pelo Diário, o São Bernardo FC emitiu a seguinte nota através de sua assessoria:

“Não iremos participar (da Copinha). O clube tomou esta decisão porque o objetivo é ter a estrutura adequada para a categoria Sub-20. Tanto que neste ano também optamos por não participar do Paulistão da categoria. Não temos uma data exata (para disputar). Depende também da finalização do CT em São Bernardo ou em um outro local. Sabemos que a não participação acaba não sendo o ideal, mas primeiro é preciso organizar a estrutura”, informa.

A situação também atrai a atenção dos torcedores do Tigre, famosos por levar um grande público nos jogos em casa. Lucas Guerino, vice-presidente da Febre Amarela, torcida organizada do clube, afirma que “eu acho bem ruim (não participar) principalmente na Copinha, pois é um campeonato que dá uma visibilidade para clubes menores, fora a possibilidade de revelar alguma promessa. Mas também entendo que o time está passando por uma reformulação em todas as suas categorias de base, começando tudo do zero”.

Ao ser questionado se isso de alguma forma afeta o elenco profissional, ele responde que “acho que interfere pouco atualmente. Temos poucos jogadores da base no elenco que vem indo bem nos últimos campeonatos, sem contar que para o Paulista diversos jogadores de times maiores devem vir, pois se trata do maior Estadual do País”.

Renato Pastorelli, torcedor do São Bernardo, desabafa dizendo que “não só eu, mas todo torcedor do Tigre se entristece com uma notícia dessa, porque quando falamos de base, todo time que se preze necessita ter uma categoria sólida, com um projeto bom. O próprio São Bernardo teve jogadores que saíram e estão em outras equipes ou até mesmo foram utilizados, como é o caso do Felipe Diogo e do Ruan, caras que vieram do Sub-20. Isso me faz lembrar a campanha de 2007, quando caímos para o Cruzeiro, que foi o campeão, nas semifinais”.

Todavia, ele desaprova a decisão do clube de buscar primeiramente uma estrutura.

“Eu não concordo com a opção do time de não ter se organizado para a disputa da Copa São Paulo e do Paulistão Sub-20. Nesses últimos meses eles estavam apenas com os Sub-11 e Sub-13, com um projeto muito legal com o Itatiba EC. O Sub-17 e Sub-20 tinham parceria com esse clube, mas eu não sei como ficou, pois não tivemos (campeonato) mais nada esse ano depois da Copinha. O que eu sei é que eles estão estruturando o clube, para futuramente ter uma das melhores bases do Estado. Não querem montar qualquer time para levar goleada em todos os jogos”, disse.

“Por outro lado, o clube está subindo de divisão, foi para a Série C, disputa Paulistão e Copa do Brasil, então poderia ter um núcleo dentro do clube focado na parte da base”, finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;