Internacional Titulo
Coreia do Norte dispara vários tipos de mísseis, diz Exército sul-coreano
02/11/2022 | 07:21
Compartilhar notícia


A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (noite de terça, 1º, no Brasil) pelo menos dez mísseis de vários tipos para o Mar do Japão (chamado de Mar do Leste nas duas Coreias), informou em nota o Exército sul-coreano, que realiza exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos esta semana. Segundo o Exército, pela primeira vez, um dos projéteis caiu muito perto de suas águas territoriais.

Após detectar o lançamento, as autoridades sul-coreanas emitiram um alerta de ataque aéreo e instaram a população que buscasse refúgios na ilha de Ulleungdo (leste), para onde se dirigia um dos mísseis antes de cair em alto mar, reportou a agência de notícias Yonhap.

A Coreia do Norte argumentou que seu recente teste de armas pretendia emitir um aviso a Washington e Seul sobre sua série de exercícios militares conjuntos que considera um ensaio de invasão.

A Casa Branca reagiu contra os testes de Pyongyang reiterando que os exercícios fazem parte de um cronograma de treinamento de rotina com o Sul.

"Rejeitamos a noção de que eles servem para qualquer outro tipo de provocação. Deixamos claro que não temos intenção hostil em relação à RPDC e pedimos que eles se envolvam em uma diplomacia séria e sustentada", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, na terça-feira, usando as siglas para o nome oficial da República Popular Democrática da Coreia. "Ao mesmo tempo, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados e parceiros para limitar a capacidade do Norte de avançar em seus programas de armas ilegais e ameaçar a estabilidade regional."

A Coreia do Norte aumentou suas demonstrações de armas para um ritmo recorde este ano, lançando mais de 40 mísseis balísticos, incluindo mísseis intercontinentais de desenvolvimento e um míssil de alcance intermediário disparado sobre o Japão.

Pyongyang pontuou esses testes com uma doutrina nuclear escalonada que autoriza ataques nucleares preventivos em situações de crise vagamente definidas. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;