Internacional Titulo
Rússia diz ter prendido oito pessoas na explosão de ponte da Crimeia
12/10/2022 | 08:19
Compartilhar notícia


O serviço de inteligência da Rússia disse nesta quarta-feira, 12, ter prendido oito pessoas pela explosão da ponte da Crimeia, que aconteceu no último sábado, dia 8. Segundo o FSB, a explosão foi organizada por uma equipe de inteligência ligada ao Ministério da Defesa ucraniano - cinco deles russos e os outros ucranianos e armênios.

O presidente Vladimir Putin culpou a Ucrânia pela explosão, que ele chamou de "ataque terrorista", e retaliou o país com uma enxurrada de ataques de mísseis contra civis, matando mais de 20 pessoas.

Em um comunicado, o serviço de inteligência da Rússia detalhou que, supostamente, a bomba utilizada na explosão continha 22 toneladas de explosivos que foram enviados de um porto em Odessa, no sul da Ucrânia, em agosto. Os explosivos seguiram para o sul da Rússia, onde foram carregados em um caminhão que foi conduzido até a ponte e detonado, disse.

O FSB disse que o serviço de inteligência militar da Ucrânia planejou a explosão e atribuiu a responsabilidade do ataque ao comandante da agência, general Kyrylo Budano. O governo da Ucrânia, entretanto, não assumiu oficialmente a responsabilidade da explosão.

A única ponte que liga a Rússia à península ucraniana da Crimeia, foi anexada por Moscou em 2014 e inaugurada em 2018 por ordem do presidente Vladimir Putin. Considerada estratégica para os russos nos conflitos contra a Ucrânia, autoridades russas afirmam que o incidente na ponte ocorreu após uma bomba ser detonada dentro de um caminhão, incendiando sete tanques de um trem que transportava combustível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;