Política Titulo
Marina lança proposta de Agência do Clima
Beto Silva
Com AE
22/08/2010 | 07:32
Compartilhar notícia


A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, lançou ontem de manhã, em Blumenau (SC),a proposta de criação de uma Agência Nacional do Clima para prevenção de desastres ambientais.

À noite, a verde esteve na igreja Assembleia de Deus do Taboão, em São Bernardo, e participou do 23° Encontro Feminino da Associação Shekinah, onde fez apresentação dedicada ao papel das mulheres, ao lado da candidata a deputada estadual Regina Gonçalves (PV - Diadema).

Blumenau foi a cidade escolhida para o início da campanha em Santa Catarina por ser simbolicamente representativa para a proposta por causa da tragédia ambiental ocorrida em novembro de 2008.

Marina Silva percorreu a principal rua de comércio, que foi fechada para o trânsito. Segundo a candidata, a Agência Nacional do Clima e o plano Nacional de Ações Climáticas seriam importantes para fazer valer ações já previstas no Fundo Nacional do Clima já criado e não regulamentado.

"É necessário o monitoramento das emissões de CO2 para que desastres como os que ocorreram em Blumenau e no Rio de Janeiro sejam evitados. Eles não são fenômenos naturais, e sim provocados pela degradação ambiental. Dessa forma poderíamos trabalhar com prevenção", defendeu.

Marina ainda propõe a criação de um Fundo Nacional de Defesa Civil e o treinamento de forças tarefas em parceria com Estados e municípios para ações em desastre.

A candidata do PV comentou ainda os dados do IBGE sobre o saneamento nacional. "Os investimentos do governo Fernando Henrique Cardoso foram baixíssimos e no governo Lula melhoraram, mas 80% da população ainda não ter acesso ao esgoto tratado é uma vergonha".

Ela afirma quer seriam necessários investimentos da ordem de R$ 20 bilhões ao ano por 10 anos para mudar a situação. Neste ponto, Marina Silva propõe PPP (Parceria Público-Privada) para viabilizar os investimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;